Turmas de Atendimento ao Cliente, Marmitas – Técnicas de Preparo e Pizzas Artesanais marcam a ampliação das ações de formação
profissional no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça
O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em parceria com o Senac, iniciou os primeiros cursos de qualificação profissional oferecidos no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, em Orlândia, conhecido pela comunidade como Castelinho. A programação reúne três formações: Atendimento ao Cliente, Marmitas – Técnicas de Preparo e Pizzas Artesanais, com turmas no período da tarde e atividades realizadas em espaços estruturados do Núcleo. A iniciativa integra a frente de atuação do IORM voltada à formação como uma ação para ampliar qualificação e geração de renda.
Com as primeiras turmas no Castelinho, a parceria passa a utilizar a estrutura do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça também para formações profissionalizantes em Orlândia. A programação foi iniciada com a aula informativa l realizada no dia 25 de maio com a presença das equipes gestoras do Senac e IORM. Essa aula inaugural é o momento de acolhimento em que os alunos conhecem a metodologia, o plano de ensino e o espaço de realização do curso.
São oferecidos cursos nas áreas de atendimento e alimentação, com carga horária total de 80 horas de formação e 63 vagas preenchidas nas três turmas. As atividades acontecem sempre no período da tarde, das 14h às 17h, e envolvem tanto conteúdos administrativos quanto práticas de preparo de alimentos.
Os cursos de Marmitas – Técnicas de Preparo e Pizzas Artesanais utilizam a cozinha pedagógica do Castelinho, espaço com 43 metros quadrados especialmente montado para cursos e atividades práticas. “A cozinha foi planejada para oferecer condições adequadas ao aprendizado e à capacitação profissional, com estrutura compatível com atividades de preparo de alimentos e com a realização de formações práticas. O espaço já foi projetado e estruturado para essa finalidade, atendendo às condições de uso e segurança.”, destaca a coordenadora do Conselho Deliberativo do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que esteve presente nas aulas inaugurais dos cursos realizados.
A cozinha do Castelinho foi equipada com recursos de emenda parlamentar de autoria do Deputado Federal Marcos Feliciano. A estrutura é formada por espelho sobre a bancada, dois cooktops de cinco bocas, forno micro-ondas, forno elétrico, forno de padaria com oito esteiras, geladeira de 450 litros, bancada em granito com portas em aço inox, duas mesas de aço inox com gavetas e rodas, armário em aço inox, batedeira comercial, liquidificador comercial, processador de alimentos comercial, cilindro elétrico de massas, utensílios em geral, panelas, copos, talheres e pratos, duas lixeiras, exaustor comercial, pia com duas cubas de aço inox, lavatório de coluna e 25 cadeiras. A capacidade do espaço é de 25 alunos.
Atendimento ao cliente
O primeiro curso da programação no Castelinho foi Atendimento ao Cliente, com início em 5 de maio e término previsto para 26 de junho. A turma conta com 20 alunos inscritos, tem 20 horas de carga horária e será desenvolvida em 16 aulas, sempre das 14h às 17h, sob orientação do docente Marcelo. O grupo é formado por participantes de diferentes perfis, incluindo jovens a partir de 16 anos, profissionais da área, colaboradores de empresas parceiras, familiares de alunos do IORM, pessoas em processo de reabilitação profissional pelo INSS, trabalhadores autônomos e pessoas em busca de qualificação e novas oportunidades.
As aulas de Atendimento ao Cliente são realizadas na Sala 4 do Castelinho, ambiente compartilhado que, nos horários de curso, é organizado para atender às necessidades da formação. A sala dispõe de quadro branco, projetor, notebook, caixa de som, mesa de apoio e 24 cadeiras de prancheta, com capacidade para receber 24 alunos. O espaço atende às atividades administrativas e formativas que demandam exposição de conteúdo, interação entre docente e participantes e apoio para atividades escritas.
Na área de alimentação, o curso Marmitas – Técnicas de Preparo teve início em 2 de junho e seguirá até 16 de julho. A formação conta com 18 alunos inscritos, 36 horas de carga horária e 14 aulas, também realizadas das 14h às 17h. As aulas são conduzidas pela docente Michele. O perfil da turma é predominantemente adulto e reúne participantes com diferentes experiências e objetivos, entre eles profissionais e proprietários de restaurantes que buscam aperfeiçoar conhecimentos, além de pessoas interessadas em aplicar as técnicas no ambiente doméstico ou em se profissionalizar no setor de alimentação.
O terceiro curso previsto na programação é Pizzas Artesanais, que será realizado de 4 a 27 de agosto, com 25 alunos inscritos. A formação terá 24 horas de carga horária, distribuídas em 8 aulas, das 14h às 17h, também sob orientação da docente Michele. O público inscrito é majoritariamente adulto e reúne pessoas interessadas em iniciar uma atividade no ramo alimentício, bem como participantes que desejam aprimorar técnicas culinárias para uso pessoal e familiar.
A realização dos cursos no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça amplia o uso formativo do Castelinho, prédio histórico localizado na região central de Orlândia. O espaço já foi apresentado em publicações institucionais como um local de referência para a vida cultural da cidade, destinado à visitação, convivência e realização de atividades ligadas à comunidade. A reforma e ampliação do anexo do prédio foram anunciadas com o objetivo de sediar projetos do IORM e parceiros no município, promovendo a participação social, a formação e o fomento cultural por meio de atividades gratuitas voltadas à população.




























“Realizar o curso de RH foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida tanto profissional e pessoal. Cada conteúdo aprendido, abriu minha
“O curso de Recursos Humanos foi uma experiência 
“Esse curso para mim significou majoritariamente um estímulo na
“Esse curso Ele foi extremamente essencial pois nele eu tive
“Este curso me fez parar e pensar em muita coisa da minha vida.
“Um belo dia olhando minhas redes sociais, vi uma publicação, com
“O curso de Assistente de RH mudou minha forma de enxergar o
“Foi muito gratificante ter essa oportunidade de poder participar
“Gostaria de expressar minha gratidão pela oportunidade de
“Com esse curso, eu aprendi a confiar mais em mim mesmo e
“Quando comecei o curso de Assistente de Recursos Humanos, eu
“O curso foi muito bom pra mim; aprendi demais; me deu
“
“Quero agradecer por tudo o que aprendi no curso de
“Agradecer pelos ensinamentos passados pela
“Fazer parte do curso de Salgadeiro com a professora 


































































“Sonhava em fazer esse curso há muito tempo. Tentei me inscrever várias vezes em Barretos, mas não consegui. Agradeço ao IORM, pois consegui realizar meu sonho sem ter que viajar para outra cidade.”, destaca a aluna Maria Lucicleide Eduardo
“Agradeço ao IORM pela oportunidade de aprendizado. Termino o curso capacitada e segura para realizar os cuidados necessários aos idosos.”, conclui a aluna Elaine Serafim.




































“O curso foi um divisor de águas pra mim. Antes de começar, eu estava me sentindo estagnada, e sentia que precisava de algo para mudar. A luz no fim do túnel foi a vaga para o curso. Ele me motivou a buscar melhorias tanto no ambito pessoal e, claro, no profissional. Sou muito grata por todo conhecimento adquirido e pelas pessoas que conheci”.
“O curso aumentou meu interesse pela área com a qual me identifico muito. Grata a todos que passaram seu conhecimento com dedicação. Ansiosa para os próximos cursos”.
“Vivi uma montanha russa. No começo eu não gostava muito e confesso que não tinha tanta vontade de fazer o curso. Aos poucos, passei a gostar do curso que me ajudou a superar a fobia social. Gosto da atmosfera e do ânimo da sala, e das interações. Eu gostei, me ajudou a mudar e evoluir. Tive alguns problemas com Internet, mas tirando isso, tudo ótimo”.
“Gostei muito do curso, contribuiu para minha formação profissional, abrindo minha visão pra uma nova área. Atendeu às minhas expectativas e agregou muito conhecimento para meu Currículo. A didática foi ótima. A professora capacitada e com conteúdo muito bem explicado. Ela demonstrou muita paciência pra dividir conhecimento conosco. Certamente vou aproveitar os conhecimentos em minha vida profissional e pessoal”.
“O curso atendeu 100% das minhas expectativas, e agregou bastante conhecimento. Foi dinâmico e de fácil entendimento, com excelente conteúdo. Serviu para agregar conhecimento de um assunto que eu pouco conhecia. Achei muito bom todo o contexto, material, instalações e professor muito acessível e profissional.”
“Eu gostei muito do curso, tive boas experiências. A professora ministra as aulas muito bem com muita dedicação. Quero fazer outro curso para adquirir mais conhecimentos nessa área. Só tenho a agradecer a todos envolvidos que contribuíram para realizar o curso e prepararam os alunos para adquirir qualificação. Agradeço aos meus colegas de sala que me deram apoio”.
Curso de excelente qualidade, aprendizado para a vida pessoal e profissional. O curso foi sensacional, aprendi e me surpreendi mais do que o esperado, foi bastante didático, produtivo, com riqueza de informações e um material de estudo muito bom, claro e facilitador.
“Amei o curso. Aprendi diversas coisas que eu não fazia ideia, e me ajudaram socialmente. Com certeza irá agregar em minha vida. Tive que aprender a criar slides, apresentações e falar socialmente”.
“O curso teve importância muito grande na minha vida. Desejo conseguir um emprego melhor que o atual. Os cursos do IORM oferecem para todos, um conhecimento gigantesco.”
“Aprendi sobre recrutamento e seleção de pessoas, gestão e benefícios, avaliação e desempenho. Isso tudo gera bastante conhecimento. O RH passa também pelas leis trabalhistas nos ensinado sobre nossos direitos. Pra mim, foi um aprendizado para vida toda”.
“No começo do curso não estava muito animada. Com o tempo, fui me interessando pelas aulas. A professora Melissa ajudou bastante, graças à clareza com a qual ela transmite o conteúdo. Consegui aprender bastante coisa que já venho utilizando agora no dia a dia. Excelente o curso e excelentes as aulas”.
“Eu aprendi muito e melhorei muito a comunicação. Pra mim é muito importante saber sobre os direitos trabalhista. Eu aprendi muito com o curso e pra mim foi um dos melhores que já fiz.”




































