fechar
Qualificação

Parceria entre Senac Barretos e IORM forma segunda turma de Cuidadores de Idosos de Guaíra

IMG_0190

O Censo 2022 mostrou que a população com idade superior a 60 anos subiu 56% no Brasil nos últimos 20 anos. Em Guaíra não foi diferente: há uma grande tendência ao envelhecimento da população, que passa a viver mais devido aos avanços da medicina, à oferta de vacinas, saneamento entre outras conquistas.

E para as famílias o cuidado do idoso segue como um desafio, já que os membros, muitas vezes, estão na idade ativa, ocupados com seus empregos e sem disponibilidade para um cuidado estruturado de seus idosos.

Para atender à essa lacuna, a parceria entre o Senac Barretos e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, acaba de formar 18 alunos da segunda turma do curso de Cuidador de Idoso.

Iniciado no mês de julho, o curso proporcionou 160 horas aulas aos alunos que puderam se aprofundar em temas como: Interpretação  das orientações da equipe multiprofissional, Comunicação assertiva, Auxílio à locomoção e movimentação do idoso, organização do ambiente onde o idoso permanece; Identificação situações de risco para o idoso; Mediação de conflitos nas situações de trabalho; Identificação dos aspectos do próprio trabalho que interferem na residência; Atenção aos comportamentos, reações, sinais e sintomas do idoso; Uso de materiais e equipamentos; Identificação de situações de emergência e de risco; Adoção de boas práticas de higiene no controle de prevenção de doenças e Verificação de temperatura e pressão arterial.

As aulas ficaram a cargo dos docentes da área de saúde do Senac, Eneias Gregório e Karla Costa Barroso. “Foi oferecido um conteúdo rico aos alunos e, destaco duas questões pela sua relevância: a correta prescrição médica para doenças dos idosos e os aspectos legais previstos no Estatuto do Idoso, que estabelece seus direitos. Pudemos observar que esse era um tema desconhecido pelos alunos”, destaca a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Os alunos puderam compreender que a tarefa do cuidador de idosos exige cuidado, zelo, paciência e amor.

“Sonhava em fazer esse curso há muito tempo. Tentei me inscrever várias vezes em Barretos, mas não consegui. Agradeço ao IORM, pois consegui realizar meu sonho sem ter que viajar para outra cidade.”, destaca a aluna Maria Lucicleide Eduardo

“Agradeço ao IORM pela oportunidade de aprendizado. Termino o curso capacitada e segura para realizar os cuidados necessários aos idosos.”, conclui a aluna Elaine Serafim.

O dia 21 de novembro foi marcado pela apresentação do Projeto Integrador, estratégia de ensino-aprendizagem do Senac que promove a construção de conhecimento a partir de um problema, gerando necessidades de aprendizagens e trazendo sentido e integração aos conteúdo.

“É grande a responsabilidade de um cuidador de idosos, talvez as famílias que necessitam desse serviço ainda contratem pessoas sem preparo adequado para a função. Ou transfere essa responsabilidade para um empregado doméstico. O curso oferecido pela parceria Senac Barretos IORM demonstra que há técnicas apropriadas para o cuidado com o idoso, que apenas especialistas são capazes de desempenhar. E esse trabalho vai além da rotina de cuidados com higiene e alimentação. Acreditamos que, ao oferecer o curso, contribuímos para formar um novo entendimento sobre os cuidados que os idosos merecem”,  destaca Maria Inês.

Comunicação

O autor Comunicação