fechar
Agenda Cultural

Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento avalia avanço de seus leitores

Avaliar o nível de aprendizado dos alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em relação aos códigos de escrita, números, e também nas dimensões literatura e gêneros literários. Esse foi o objetivo do trabalho de avaliação pedagógica conduzido no mês de maio pela biblioteconomista e brinquedista Maria das Graças Garcia, que está dando assessoria pedagógica à Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, implantada no núcleo do Instituto em Guaíra.

Maria das Graças, autora de livros, e que foi, também, responsável pela indicação de obras da literatura infantil para a Revista Crescer da Editora Globo, com expertise em ampliações, treinamento de equipes e gestão de bibliotecas em curadoria de acervos, desde março tem assessorado a educadora responsável pela Biblioteca e Oficina de Literatura, Laura Alves.  A avaliação também poderá detectar transtornos de aprendizagem, como por exemplo a dislexia e contribuirá com o atendimento e eventuais interferências nas práticas pedagógicas.

A assessoria será desenvolvida no período de dez meses. A perspectiva é que o trabalho garanta suporte e oriente a gestão e execução dos conteúdos das oficinas. “A presença da especialista vai validar a aplicabilidade das ações, treinar, instrumentalizar e acompanhar as equipes, buscando formas e instrumentos de mediação que comprovem  o crescimento literário de nossos alunos a partir da participação nas oficinas”, destaca a coordenadora de Projetos do IORM, Janaína Cristina Amadeu. 

Comida conforto

Estimular memórias afetivas relacionando  alimentação e  literatura em família foi o intuito de uma das oficinas de literatura da Agenda Cultural, realizada no mês de maio. As alunas do IORM receberam um pacote do macarrão de letrinhas e foram orientadas a prepararem um prato em família. “A vivência proporcionou brincar com as letras, ao mesmo tempo  uma experiência gastronômica com um lado lúdico. Direcionando nossas alunas a experimentar o  conceito comfort food, que pode ser traduzido como comida afetiva, aplicado a todo alimento consumido com o objetivo de gerar alívio emocional ou sensação de prazer em situações específicas. Neste caso, buscamos despertar de uma lembrança agradável, unindo as letras ao convívio familiar.”, salienta Laura Alves.

A Oficina de Literatura integra o Plano Anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, realizado pelo Instituto ORM e Ministério da Cultura.

Deixar uma resposta