A turnê do espetáculo Raízes e Asas já avança para o final das doze apresentações previstas. O espetáculo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, estreou em Ipuã, no dia 23 e 24 de novembro, foi apresentado em Miguelópolis nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro e chegou a Guaíra para duas apresentações no Salão do Bem, em 6 e sete de dezembro. A próxima parada e encerramento da turnê acontecerá na Associação Atlética de Orlândia, nos dias 21, 22 e 23 de dezembro.
A data coincide com a antevéspera de Natal e, é possível afirmar que, o espetáculo é um verdadeiro presente para as cidades nesta época do ano. Centenas de alunos do Projeto Oficinas da Dança apresentam-se orgulhosos do resultado de um ano inteiro de trabalho nos quatro polos do IORM. O Espetáculo é resultante dos conteúdos trabalhados nas Oficinas de Artes Usina da Dança e Oficinas de formação artística cultural desenvolvidas.
O cenário conta com o recurso de telões de alta definição que emolduram os bailarinos, projetando imagens da natureza, expondo luas, rios, raízes, campos, que são parte essencial da narrativa do ciclo da vida: nascer, crescer, morrer… Os figurinos bem cuidados ajudam a contar esta história, emprestando graça aos bailarinos.
O bailarino e professor Júlio César Soares traz humor ao espetáculo, ligando as coreografias. Sua participação no espetáculo é uma das muitas dimensões de superação propostas pelo trabalho do IORM, além dos palcos. Ele acabou de ser submetido à cirurgia para doação de rim para sua irmã e, com autorização médica, retomou seu trabalho na montagem de Raízes e Asas. Mais do que com sua técnica, Júlio brinda a plateia com a sua alegria de estar de volta ao palco.
Mais uma vez o IORM vem garantindo o acesso de todos os públicos por meio da audiodescrição. Durante a apresentação, a audiodescritora Bell Machado faz uma espécie de narração voltada a pessoas com deficiência visual e cegas para que possam vivenciar a experiência de participar desta obra artística. O espetáculo terá, também, o apoio da Língua Brasileira de Sinais – Libra, visando contribuir com o acesso das pessoas com deficiência auditiva.
“A Produção artística cultural tem foco em dança e vídeo dança. Para produzir Raízes e Asas, ouvimos nossos alunos. Por isso, o espetáculo mescla habilidades técnicas, sensíveis e criativas do balé clássico, jazz, contemporâneo e cinema, integradas às linguagens do teatro, musicalização e literatura.”, explica a coordenadora artística do IORM, Valeria Pasetto.
Público maior
As primeiras apresentações do espetáculo contaram com casas lotadas e plateia hipnotizada pela performance dos bailarinos no palco, som, luz e a criteriosa seleção de músicas que sustentou o ritmo do espetáculo de seu início até a última cena.
A Pandemia do Coronavírus obrigou o IORM a reinventar a sua relação com o público. Até 2019, o alcance do espetáculo restringia-se a plateia presente nas apresentações. A partir de 2020, o IORM iniciou a transmissão simultânea de seus espetáculos na íntegra, pelo seu canal no Youtube. Na primeira semana de dezembro, na metade da turnê, Raízes e Asas pelo canal do IORM no Youtube já acumulava mais de 7 mil visualizações, o que demonstra a força das redes, potencializando o público alcançado pelo espetáculo.
O Espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Instituto ORM, produto cultural integrante do Projeto Movimentações poéticas – I Edição, cuja execução iniciou no dia 1º de julho, e do Plano anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726.
Para saber mais, clique aqui.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES
Orlândia
Local: Associação Atlética de Orlândia – AAO
Data: 21 de dezembro
Horário: 20h
Data: 22 de dezembro
Horário: 15h
Data: 22 de dezembro
Horário: 20h
Data: 23 de dezembro
Horário: 18h