fechar
Educação

IORM debate com gestores e alunos da Escola Estadual Antônio Ávila criação de Cineclube

Há mais de cem anos o cinema é arte que encanta a todos. A Escola Estadual Antônio Ávila de Ipuã, foi sede da primeira Palestra sobre a criação do Cineclube na instituição, com acessibilidade, promovida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no dia 24 de novembro. A palestra proferida pela professora de cinema e audiodescritora Bell Machado acompanhada pela psicologa do IORM, Lais Iletski Eloi Martins com a presença e participação atenta dos alunos da escola.

O Projeto de criação do Cineclube foi aprovado no Edital de seleção pública nº 04/2023, será desenvolvido pelo IORM, Ministério da Cultura, por meio de recursos da Lei federal Paulo Gustavo e Prefeitura Municipal de Ipuã, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A palestra abordou a história do cinema e os objetivos de criação de cineclubes como espaços para se pensar a cultura de modo coletivo. “Falamos também sobre a importância do respeito ao gosto de cada pessoa e da necessidade da formação de um grupo para mediar as escolhas dos filmes. Além disso, foi mencionado que , como cineclube, é indispensável para uma proposta de escolha e debate, estudar a autoria, a produção e a crítica do filme escolhido, para então organizar perguntas e os debates.”, conta Bell Machado.

Os filmes exibidos na palestra pertencem aos primórdios da história do cinema, como A saída da fábrica, produzido em 1895 pelos Irmãos Auguste e Louis Lumiére; Viagem à lua, produzido em 1902, por Georges Meliès. Alunos e professores ficaram encantados com a narrativa e criatividade dos filmes em preto e branco.

“As Oficinas de formação audiovisual previstas no Projeto visam fomentar nas escolas o protagonismo dos jovens para a curadoria de mostras de cinema, no modelo de Cineclube. O cinema é uma linguagem que melhor retrata as culturas, hábitos e tradições de um território. Por isso, esta ação é fundamental para orientar os jovens a se encontrarem e debaterem, por meio do cinema, temas importantes não somente de conteúdo escolar mas de interesses da juventude. Aprender a dialogar é condição fundamental para formarmos jovens com conhecimento e noções de cidadania.”, reflete o gerente Executivo do IORM. Saímos da Escola com a proposta de organizar mostras de filmes e debates em janeiro de 2024.”, conta Rafael.

Coordenação Pedagógica

O ponto de partida do Projeto foi a reunião dos gestores da Escola Estadual Antônio Ávila de Ipuã de planejamento para a criação de um cineclube. O encontro, realizado no dia 16 de novembro, reuniu a diretora da Escola, Alba Regina Nascimento de Medeiros e o coordenador de Gestão Pedagógica, Carlos de Paula Trindade, o gerente Executivo do IORM, Rafael Braghiroli, a coordenadora de Projetos do IORM, Janaina Amadeu e a psicóloga Lais Iletski Eloi Martins.