fechar
Agenda Cultural

Leitura em casa complementa atividades das Oficinas de Literatura do Plano Agenda Cultural 2023 do IORM

Estimular atividades com livros na casa de cada aluno, para que a leitura faça parte do cotidiano de todas as famílias, é um dos aspectos importantes das Oficinas de Literatura que integram o Plano Agenda Cultural 2023, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

A programação das Oficinas foi intensificada nos meses de setembro e outubro, com a mudança dos gêneros literários estudados. Em setembro, as alunas da Usina da Dança participaram do fechamento do Gênero Narrativo em grande estilo: elas retiraram da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento obras representativas desse gênero literário. O livro escolhido pelas próprias alunas foi levado para leitura em casa. A recomendação foi de que a obra ficasse exposta no lugar da casa que cada aluna mais gosta. Cada aluna trabalhou como uma verdadeira repórter, registrando em fotos os momentos de leitura no lar. 

O resultado da atividade foi a montagem de uma exposição destas imagens literárias com duração de uma semana. 

Em outra Oficina, as alunas fizeram Mímica do Livro para outras alunas adivinharem o título que retiraram da Biblioteca. “Dinâmicas como essa aproximam o livro das atividades corriqueiras, aprofundam o relacionamento do leitor com a obra”, destaca a responsável pela Biblioteca, Laura Alves.

Tato e olfato

No final de setembro, as Oficinas de Literatura deram início à abordagem do Gênero Lírico. A primeira atividade proposta foi o despertar do tato e olfato. As alunas receberam um creme para passar nas mãos e acompanharam as sensações provocadas. Elas assistiram ao vídeo introdutório com definições de poema e suas principais características, como título, autor, verso, estrofe e rimas. No varal instalado na Biblioteca, foram pendurados pequenos pedaços de papel com a definição do gênero estudado.

Outubro foi marcado pelo aprofundamento dos estudos sobre o Gênero Lírico: a palavra “lírico” vem de lira, instrumento musical utilizado pelos gregos a partir do século VIII a.C. A canção que era entoada ao som da lira recebia o nome de “lírica”. A exibição do documentário foi seguida da distribuição às alunas de gravura colorida do instrumento lira para recorte e fixação do conceito. Também receberam uma cópia do poema A Bailarina da escritora Cecília Meireles e assistiram a um vídeo lúdico com a declamação, leram o poema, e procuraram as rimas no texto.

A presença concreta do gênero lírico no dia a dia das alunas recebeu um reforço importante. No dia 20 de outubro a Biblioteca recebeu o Grupo Balaio de Doi2 que apresentou “Uma Palavra Puxa a Outra” com o recitador de poesia e escritor Paulo Netho e o músico Salatiel Silva. Foi um encontro muito aplaudido e repleto de poemas, música e alegria.

Sarau lírico

Em outubro, houve também o início do planejamento do Sarau Lírico, com exibição de documentários que introduziram o tema. As alunas receberam um papel para fazer um leque e nas dobraduras escreveram: Gênero Lírico e Sarau de Poemas. A responsável pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Laura Alves, dirige as alunas no processo criativo deste evento futuro.

O Sarau foi promovido no dia 30 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde. As alunas selecionaram para as apresentações os poemas dos livros do escritor Paulo Netho. Com a direção e coordenação da responsável pela Biblioteca, montaram o cenário e ajustaram o microfone. As apresentações foram organizadas em solo, duplas e trios. Com desempenho elogiável, as alunas chegaram a memorizar os poemas para interpretação, com leveza e desenvoltura. A plateia assistiu com o Leque Lírico para refrescar o ambiente literário.

“Setembro e outubro foi um período de consolidação do trabalho proposto, com atividades muito representativas para os objetivos de nossas Oficinas”, pontua Maria das Graças Garcia, Bibliotecária Consultora.

Tags: destaque

Deixar uma resposta