fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Exibição de vídeo, música e jogos enriqueceram Oficinas de Literatura nos meses de maio e junho

As atividades proporcionadas pelas Oficinas de Literatura 2024 realizadas na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em Guaíra avançaram nos meses de maio e junho

Conduzidas pela responsável pela Biblioteca, Laura Alves, as Oficinas ofereceram dinâmicas aos alunos da Usina da Dança com o apoio de vídeo, música e jogos.

Na primeira oficina de maio, os alunos foram convidados a assistir ao vídeo Partes do Enredo, seguido de projeção que detalhou todas as etapas da construção literária do gênero narrativo: a situação inicial, ou introdução, o conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho.

Para promover a memorização do conteúdo, a dinâmica aplicada utilizou uma tradicional brincadeira: o telefone sem fio que teve como conteúdo os Cinco Elementos do Gênero Narrativo. Sentados no ambiente da Biblioteca, com um papel na mão, cada aluno foi cochichando no ouvido de outro aluno ao seu lado, o enredo e suas cinco partes, assim, sucessivamente, até todos falarem.

Em outra oficina, os alunos receberam 27 filipetas e, distribuídos em grupo construíram na ordem todos os detalhamentos do Gênero Narrativo, iniciando a montagem na ordem de importância e aprofundamento do gênero. A atividade foi acompanhada  pelo Bolero de Maurice Ravel, selecionada por apresentar uma intensidade crescente. A responsável pela Biblioteca explicou aos alunos que Bolero foi composto sob encomenda da bailarina e empresária Ida Rubinstein e estreou em 1928, no Ballet da Ópera de Paris, com enorme sucesso. Embora tenha sido escrito originalmente para um balé, é hoje apresentado mais frequentemente como uma peça orquestral.

A atividade foi finalizada, proporcionando  alegria e diversão para os alunos. A responsável pela Biblioteca apresentou uma imagem do slide com a composição completa e conferiram em conjunto, esclarecendo eventuais dúvidas. “Assim como ocorre em uma história, todo o conhecimento adquirido foi explorado em práticas, em equipe, e paulatinamente uma nova forma no processo de leitura foi despertada.” Conta.

“Ao longo de todo o primeiro semestre, as Oficinas proporcionaram uma verdadeira imersão. Foram abordados os gêneros Literários narrativo, lírico e dramático. Também trouxemos para os alunos os cinco elementos do gênero Narrativo, que são narrador, personagem, espaço, enredo e tempo. Nossos alunos puderam conhecer melhor os três tipos de narradores: o personagem, o

observador e o onisciente. Quanto ao personagem, abordamos o protagonista, o antagonista, o deuteragonista e o figurante. As Oficinas esclareceram os alunos sobre os espaços do gênero literário, o físico, o social e o psicológico. Ainda abordaram o enredo, da situação inicial, ao conflito, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho e, por fim, o tempo da narrativa, que pode ser cronológico ou psicológico.”, informa a Bibliotecária consultora do IORM, Maria das Graças Garcia.

As Oficinas Literárias integram o Plano Anual Agenda Cultural Guaíra PRONAC 235686 realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto ORM.

 

Tags: destaque