Com várias atividades que uniram o brincar e o aprender, os alunos do Núcleo Ipuã do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, participaram de várias etapas das Oficinas de Literatura oferecidas na Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça – AMA-ME, durante o mês de abril.
A primeira das atividades do mês foi um convite para que os alunos observassem onze balões dourados fixados na parede da Biblioteca, compondo as letras que formam as palavras ballet e dança. Cada aluno recebeu folha sulfite, cola branca líquida e glitter em pó dourado para registrarem as duas palavras. A ação teve o objetivo de propor a experimentação e o prazer de escrever palavras muito usadas no curso ao qual se dedicam. Como forma de valorizar a iniciativa, o trabalho produzido pelos alunos permaneceu por duas semanas em exposição no Núcleo Ipuã.
No segundo encontro do mês, os alunos da Usina da Dança puderam assistir ao vídeo de boas-vindas com a coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto. Baseada no banner acadêmico, Valéria apresentou as definições de oficina, literatura e os três gêneros literários: narrativo, lírico e dramático, unindo em sua fala dança e literatura. A responsável pela Biblioteca, Maria Laura Ferro, apresentou aos alunos os temas que serão abordados durante o ano.
Cada aluno recebeu um exemplar do livro O Menino que Aprendeu a Ver, da autora Ruth Rocha. Com o apoio do vídeo, a sala foi preparada para acompanhar a leitura da obra. Durante o exercício Gatilho Lúdico, os alunos foram orientados a fechar os olhos com as mãos e a retirarem esse tipo de venda, quando Maria Laura falou Ação, dando início à leitura.
Em outra prática, com o intuito de memorização e experimentação de escrita, foram abertas faixas de papel Kraft e cada aluno escreveu com giz de cera e canetinhas coloridas os três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Para finalizar de maneira expositiva penduram a Faixa dos Gêneros Literários no ambiente do IORM. As atividades foram orientadas pela bibliotecária consultora, Maria das Graças Garcia.
Esta ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2024 – PRONAC 235686, realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça