fechar
Agenda Cultural

IORM recebeu seus alunos para o início das aulas nos quatro núcleos

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, realizou um verdadeiro rito de boas vindas para receber os alunos para o início das aulas do Projeto Agenda Cultural 2024, nos Núcleos de Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis.

No dia 1º de março, professores, assistentes sociais, psicólogos de cada Núcleo dedicaram-se a receber os 382 alunos matriculados. Para o retorno das atividades, os profissionais das equipes artística e psicossocial desenvolveram e preparam uma dinâmica de acolhida a partir da frase: “você é uma peça importante para o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça”.

O objetivo da ação foi o de valorizar a participação individual do aluno e sua importância para o resultado coletivo. “Cada criança, adolescente ou jovem que assistimos, à sua maneira, é parte essencial para a existência e a permanência do IORM. Essa recepção que preparamos, é também, uma forma de resgatar sentimentos de pertencimento e identificação “, afirmou a coordenadora Artística do Instituto, Valeria Pasetto.

Ao chegar em cada núcleo do Instituto, os alunos escreveram suas expectativas para o ano de 2024. Os desejos e esperanças expressados por cada um, formaram um lindo painel, que ficará exposto na entrada de cada núcleo do IORM atuando como instrumento para os encontros de Convivência em cada cidade. “Ao longo do ano, assistentes sociais e psicólogas terão como base esses painéis para propor diálogos construtivos com os alunos, sobre suas expectativas e sentimentos”, detalha Valeria.

Para revisar o conteúdo de 2023, mediados por um professor, os alunos responderam a perguntas relacionadas aos temas trabalhados nas cinco modalidades de oficinas oferecidas pelo projeto no ano passado. Essa foi a forma de revisar conteúdos. Respondidas corretamente, as crianças recebiam peças de um quebra-cabeça, cuja montagem só seria possível após o encontro de todos os grupos, pois cada um teria recebido um determinado pedaço da frase que formaria o desenho final. Assim, juntos, conseguiram estruturar o importante dizer norteador de toda a dinâmica: “você é uma peça importante para o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.”

E para finalizar a recepção dos alunos, cada grupo desenvolveu uma breve sequência de movimentos para representar um quebra-cabeça. Cada participante seria uma peça única que, conectada às outras partes, formaria uma bela composição. As crianças e jovens demonstraram muita criatividade em suas criações. As crianças menores optaram por trabalhar mais em círculo, viradas umas para as outras. Já as mais velhas, com um repertório mais amplo de movimentos e um domínio maior de desenhos coreográficos, arriscaram-se ao utilizar mais o espaço e testar trabalhos variando os níveis baixo, médio e alto da sala.

“Nesta dinâmica, pudemos verificar o desenvolvimento e a diferenciação dos níveis de cada turma, conforme suas idades, frequência nas aulas do ano anterior e grau de participação e comprometimento, além de reavivar o sentimento de pertencimento e protagonismo em cada uma das crianças e adolescentes”, afirmou a atenta coordenadora, Valeria Pasetto.

Núcleo de Guaíra

Núcleo Ipuã

 

Núcleo Miguelópolis

Núcleo Orlândia

Tags: destaque