fechar
Agenda Cultural

Guaíra aplaudiu o belo espetáculo dos Alunos do IORM sobre os ciclos da natureza

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM voltou a surpreender a plateia de Guaíra com a apresentação do espetáculo Raízes e Asas. As duas apresentações da turnê regional chegaram à cidade nos dias 6 e 7 de dezembro, depois de exibições em Ipuã, nos dias 23 e 24 de novembro,  em   Miguelópolis nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro. A próxima parada e encerramento da turnê acontecerá na Associação Atlética de Orlândia, nos dias  21, 22 e 23 de dezembro.

A plateia que lotou o Salão do Bem presenciou um verdadeiro presente de Natal. O cenário contou com o recurso de telões de alta definição que emolduravam os bailarinos,  projetando imagens da natureza, expondo luas, rios, raízes, campos, que são parte essencial da narrativa do ciclo da vida: nascer, crescer, morrer… Os figurinos bem cuidados ajudaram a contar esta história, emprestando graça aos bailarinos.

Centenas de alunos do Projeto Oficinas da Dança apresentam-se orgulhosos do resultado de um ano inteiro de trabalho nos quatro polos do IORM. O Espetáculo é resultante dos conteúdos trabalhados nas Oficinas de Artes Usina da Dança e Oficinas de formação artística cultural desenvolvidas.

O bailarino e professor Júlio César Soares traz humor ao espetáculo, ligando as coreografias. Sua participação é uma das muitas dimensões de superação propostas pelo trabalho do IORM, além dos palcos. Ele acabou de ser submetido à cirurgia para doação de rim para sua irmã e, com autorização médica, retomou seu trabalho na montagem de Raízes e Asas. Mais do que com sua técnica, Júlio brinda a plateia com a sua alegria de estar de volta ao palco.

Mais uma vez o IORM vem garantindo o acesso de todos os públicos por meio da audiodescrição. Durante a apresentação, a audiodescritora Bell Machado faz uma espécie de narração voltada a pessoas com deficiência visual e cegas para que possam vivenciar a experiência de participar desta obra artística. O espetáculo terá, também, o apoio da Língua Brasileira de Sinais – Libra, visando contribuir com o acesso das pessoas com deficiência auditiva.

“A Produção artística cultural tem foco em dança e videodança. Para produzir Raízes e Asas, ouvimos nossos alunos. Por isso, o espetáculo mescla habilidades técnicas, sensíveis e criativas do balé clássico, jazz, contemporâneo e cinema, integradas às linguagens do teatro, musicalização e literatura.”, explica a coordenadora artística do IORM, Valeria Pasetto.

“Os guairenses tiveram um encontro com a emoção de participarem de um espetáculo belíssimo e, acima de tudo, de cunho educativo. Foi maravilhoso ver nossas crianças e jovens no palco. Todos que participaram desta obra: comunidade, famílias, alunos e equipe do IORM, estão de parabéns”, afirmou a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, homenageada no palco ao final do espetáculo.

Público maior

As primeiras apresentações do espetáculo contaram com casas lotadas e plateia hipnotizada pela performance dos bailarinos no palco, som, luz e a criteriosa seleção de músicas que sustentou o ritmo do espetáculo de seu início até a última cena.

A Pandemia do Coronavírus obrigou o IORM a reinventar a sua relação com o público. Até  2019, o alcance do espetáculo restringia-se  a plateia presente nas apresentações. A partir de 2020, o IORM iniciou a  transmissão simultânea de seus espetáculos na íntegra,  pelo seu canal no Youtube.  Na segunda semana de dezembro, na metade da turnê, Raízes e Asas pelo canal do IORM no Youtube já acumulava  cerca de 10 mil visualizações, o que demonstra a força das redes,  potencializando o público alcançado pelo espetáculo.

O Espetáculo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Instituto ORM, produto cultural integrante do Projeto Movimentações poéticas – I Edição, cuja execução iniciou no dia 1º de julho, e do Plano anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726. 

Para saber mais, acesse: https://www.iorm.org.br/espetaculo-raizes-e-asas/#espetaculo

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES

Orlândia
Local: Associação Atlética de Orlândia – AAO

Data: 21 de dezembro
Horário: 20h

Data: 22 de dezembro
Horário: 15h

Data: 22 de dezembro
Horário: 20h

Data: 23 de dezembro
Horário: 18h

Clique aqui e confira mais fotos

Tags: destaque