fechar
Institucional

IORM inaugura sistema de energia fotovoltaica que alimentará o Centro Cultural Colorado

convite-iorm-energia-foto

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, inaugurará na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, o sistema de geração de energia fotovoltaica que vai fornecer a energia necessária para suprir o consumo do Centro Cultural Colorado.

A partir de 189 placas fotovoltaicas serão produzidas anualmente 83 mil kWh de energia limpa e renovável, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Além do aspecto ambiental, a iniciativa é importante porque contribui com a sustentabilidade financeira do IORM, que terá uma redução de 85% na conta de energia elétrica do Centro Cultural Colorado, sede de projetos como Agenda Cultural (Usina da Dança), cursos de Capacitação Profissional, Projeto Guri, Biblioteca Energia do Conhecimento, CIEE – Centro de Integração Empresa Escola; Escola no Cinema e Cidade que Educa que são desenvolvidos diretamente pelo Instituto e também em parceria com outras instituições.

Com a inauguração, o Centro Cultural Colorado passa a figurar entre as primeiras organizações do Terceiro Setor do país a contar com energia fotovoltaica.

“Além de proporcionar economia e ser uma solução ambientalmente correta, esta iniciativa será muito importante sob o ponto de vista da educação. Trabalhamos com crianças, adolescentes e jovens e eles participarão na prática de um projeto que muda a matriz energética. É um exemplo que estamos dando pra as futuras gerações: a energia elétrica pode ser obtida por outras fontes”, destaca a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Parceria

A instalação dos painéis fotovoltaicos foi possível graças ao apoio da Usina Colorado, que a partir de sua atuação em responsabilidade social empresarial motivou a empresa Siner, líder no mercado de energia fotovoltaica no país, a realizar uma doação significativa do valor da obra.

No início do ano, Guaíra já recebeu o projeto de energia solar que está implantado no Centro de Ação Social Nossa Senhora D´Aparecida, gerando economia média mensal de R$ 2,5 mil em contas de energia elétrica a cada mês para a instituição que atende a 38 idosos e a sete em sistema de home care.

Projeto

Uma tendência no mercado de energia do Brasil onde, apenas nos últimos seis meses, dobrou a quantidade de geradores solares fotovoltaicos instalados no pais, passando da marca de 10 mil instalações.

Entre os benefícios que serão gerados, como a redução de emissão e CO2, o que mais tem atraído os consumidores de energia, está ligado a economia e redução de custos com energia elétrica, permitindo com isto, que possam ser feitos reinvestimentos em ações e atividades voltadas aos interesses da entidade.

A empresa Siner, responsável pelo Projeto, atua no mercado nacional e internacional há mais de 25 anos, sendo referência no fornecimento de soluções integradas para plantas de geração e cogeração de energia

Como funciona

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade, o Efeito Fotovoltaico. A unidade fundamental desse processo de conversão é a célula fotovoltaica, dispositivo fabricado com material semicondutor.

Tags: destaque

1 comentário

Deixar uma resposta