fechar
Agenda Cultural

Com exibição de filmes e palestras, alunos de Guaíra respondem porque gostam de cinema em encontro de Cineclubes

No mês de agosto a Sala de Cinema Cine Energia, equipamento cultural, dotado de recurso audiovisual e arquitetura de cinema, recebeu dois encontros promovidos pelo Plano anual Agenda Cultural, que reuniram 260 alunos do Centro Educacional Ana Lelis Santana – Ceals e Instituto Ana Lelis Santana – Isals, além da Escola Estadual Zezinho Portugal, do município de Guaíra.

A Sala de Cinema Cine Energia é mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto em Guaíra. A Sala recentemente passou por reestruturação, passa a oferecer um espaço confortável, climatizado, poltronas adequado, com designer moderno e funcional.  “Parte da programação do Projeto Agenda Cultural, os encontros foram promovidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, para potencializar o processo educacional, contribuindo com a pluralidade do segmento audiovisual em sua diversidade.”, destaca o gerente Executivo do Instituto, Rafael Albuquerque Braghiroli.

O primeiro encontro levou ao cinema 120 alunos do Centro Educacional Ana Lelis Santana – Ceals e Instituto Ana Lelis Santana – Isals no dia 8 de agosto, para duas sessões, realizadas às 8h e às 13h30 min. Os alunos participaram de uma palestra e da exibição do longa-metragem O físico (ou, O médico) de Philipp Stölzl, uma produção alemã baseada no livro homônimo de Noah Gordon e dirigida por Philipp Stölzl. A história se inicia na Inglaterra, em 1021, e vem apresentando que na Idade Média a arte de curar as pessoas havia sido deixada para trás, só existindo barbeiros (curandeiros) com pouco conhecimento sobre o assunto. Como a História mostra, essa era uma época em que o conhecimento no Ocidente ficou retido na Igreja Católica, porém no Oriente os estudos sobre as mais diversas áreas se propagavam.

No dia 9 de agosto foi a vez de 140 alunos da Escola Estadual Zezinho Portugal participarem das duas sessões realizadas, no período da manhã, em ambiente escolar, com palestra e exibição de curta metragem de animação Destino, com roteiro de Salvador Dali e Walt Disney. Já no período da tarde, a sessão aconteceu no Cine Clube Cine Energia com a exibição do longa “As vantagens de ser Invisível”, dirigido por Stephen Chbosky, um filme para todas as idades, que não pode deixar de ser visto pelos que ainda estão perdidos e desajustados entre a infância e a peripécia de amadurecer e para os que se esqueceram como é ser adolescente depois que tornou-se pai de um.

A audiodescritora e professora Bell Machado participou de todos os encontros e foi responsável pela palestra realizada ao final de todas as exibições de filme, com o título “Vamos Descobrir por que a Gente Gosta de Cinema?”. A palestra abordou a história do cinema e os objetivos de criação de cineclubes como espaços para pensar cultura de modo coletivo.

Esta ação integra o Plano anual Agenda Cultural realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Tags: destaque

Deixar uma resposta