fechar
Usina da Dança

Gêneros Literários foram o tema das Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural no mês de agosto

Inaugurando uma nova etapa das Oficina de Literatura 2023 do Projeto Agenda Cultural, no mês de agosto, as alunas da Usina da Dança receberam na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Polo Guaíra, as boas-vindas da coordenadora Artística do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Valéria Pazeto, por meio de mensagem gravada em vídeo. Esta foi a forma possível de comunicação sobre os novos caminhos das Oficinas, já que Valéria estava em viagem pela Itália. Proporcionando uma abordagem que uniu Literatura e Dança, a coordenadora enfatizou a importância das Oficinas para o processo de definição da abordagem dos gêneros literários durante o semestre.  Todo o conteúdo ministrado conta com a assessoria da bibliotecária consultora Maria das Graças Garcia.

A responsável pela Biblioteca, Laura Alves, apresentou às alunas o Banner Acadêmico, material contendo as definições de oficina, literatura e os gêneros literários que serão abordados no semestre. Cada aluna recebeu também o material do livro “O menino que aprendeu a ver” da autora Ruth Rocha. Com o apoio de vídeo, a sala foi preparada para acompanhar a leitura da obra que foi precedida por um exercício, um “Gatilho Lúdico”, em que as alunas foram orientadas a fechar os olhos com as mãos e a retirarem esse tipo de venda, quando a Laura falou “Ação”, dando início à leitura.

Essa não foi a última tarefa proposta:  depois da leitura cada aluna escreveu a definição de literatura, e também resumiram em três palavras a história lida.

Trabalho em equipe

Uma segunda ação foi realizada visando ao entendimento do gênero narrativo. A obra escolhida foi “A Galinha Ruiva”, uma fábula de Esopo. O livro aborda a importância do trabalho em equipe que para trazer a história narrada para o concreto foram apresentados sabugos de milho para descascarem e após degustaram de um bolo de milho de maneira fraterna. Deste modo foi trazido a materialidade da obra para poder ter um contexto visível e apreciável.

Na exploração do livro e do gênero a educadora utilizou um vídeo concomitantemente à leitura. Em uma terceira ação, as alunas puderam escrever em um marcador de livro o termo gênero narrativo, depois escolheram para empréstimo entre os títulos previamente separados pela responsável pela Biblioteca.

Algumas alunas fizeram a mímica de livros para que as colegas descobrissem o título da obra emprestada. A atividade lúdica proposta amplia o conhecimento sobre o acervo oferecido e sua relação com cada gênero literário.

Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça promoveu Oficina de Literatura com autora Patrícia Limeres

Alunos do Projeto Usina da Dança do núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM de Guaíra, participaram, no dia 11 de agosto, da Oficina de Literatura com a escritora Patrícia Limeres, autora da obra O Segredo de Mirela, que conta, também com ilustrações de Laura Mocelin. Foram promovidos dois encontros às 8h30min e às 14h30min na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.

Durante o encontro, a autora expôs seu amor pela dança: ela estudou ballet clássico, contemporâneo e jazz. Apresentou-se em diversos palcos na Baixada Santista, em São Vicente e Santos. Ela participou de Festivais no Rio de Janeiro e Joinville em Santa Catarina. “Na estrutura da Oficina unimos as duas artes: dança e literatura.”, detalha a bibliotecária consultora Maria das Graças Garcia

Sobre a obra

O Segredo de Mirela é um livro infantil para crianças de todas as idades. A história convida o leitor a um olhar para dentro de si mesmo em um processo de reconhecimento e enfrentamento de seus próprios medos. As alunas do IORM participaram de várias atividades constantes do livro. A primeira delas, foi a roda de conversa temática, conduzida pela própria escritora, seguida de um bate-papo sobre a história da história. Os leitores participaram da sessão de autógrafos e registros fotográficos. Cada participante levou um livro ilustrado com atividades lúdicas complementares e um marcador de página.

Segundo a autora, a realização de oficinas procura “estabelecer um vínculo, a partir da identificação e experiência pessoal e particular com o tema do livro.  E, assim, o livro foi ganhando corpo, para além da história apresentada em suas linhas e imagens. Ganhou atividades complementares e, por fim, tornou-se um projeto de cunho social. “, afirmou Patrícia.

As Oficinas de Literatura integram o Plano Anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Tags: destaque

Deixar uma resposta