fechar
Agenda CulturalCultura

Plano Anual Agenda Cultural promoveu três sessões de contações de histórias para comunidade no mês de agosto

 

Visando dar continuidade às Oficinas de Literatura do Plano Anual Agenda Cultural 2023, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveu três sessões de contações de história para a comunidade de Guaíra, durante o mês de agosto, que tiveram o folclore como tema central.

A primeira contação foi realizada no dia 23 de agosto e reuniu 110 alunos da faixa etária de 2 a 5 anos de idade, do Maternal I e Jardim II do Centro Educacional Ana Lelis Santana – Ceals. Bumba meu Boi da Turma do Folclore Brasileiro e o Saci, da obra As Ideias de Lobato do autor Julinho Sertão foram selecionados para a contação. A temática selecionada somou-se às comemorações  do mês do Folclore e possibilitou um espaço de disseminação da cultura popular brasileira, abrangendo a identidade social de uma comunidade, através de uma narrativa que utilizou a interpretação e interação com os alunos.  Para dar ainda mais vida à narrativa, a escola montou especialmente para a ocasião um mural com personagens do folclore brasileiro. Tia Teca da Biblioteca, a contadora de histórias utilizou recursos como  avental e fantoches envolvendo os alunos no conteúdo apresentado.

O Centro Educacional Ana Lélis Santana recebeu nova sessão de contação de história no dia 28 de agosto, desta vez, voltada para 64 alunos com a faixa etária de  7 a 10 anos de idade. Novamente o folclore foi o tema condutor da narrativa.  A Moura Torta, da coletânea de Monteiro Lobato e o Bumba meu Boi da turma do Folclore Brasileiro de Railma Martínia foram os textos selecionados por Tia Teca da Biblioteca que voltou a utilizar  recursos como fantoches, cativando o público.

A última contação do mês de agosto foi promovida para 35 alunos de 7 a 10 anos de idade do Centro de Treinamento Meninos de Ouro de Guaíra, no dia 30 de agosto. Tendo como obras selecionadas A Moura Torta, da coletânea de Monteiro Lobato e o Bumba meu Boi da turma do Folclore Brasileiro de Railma Martínia, a ação complementou de atividades já desenvolvidas para estimular o interesse dos alunos de esportes pela leitura, visando a ampliação dos espaços de modo a atingir diversos públicos, atuando de forma intersetorial, tendo como foco a transformação social.

As contações de história integram o Plano anual Agenda Cultural 2023 – PRONAC 220726, realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça

Tags: destaque

Deixar uma resposta