fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento oferece obras que garantem acessibilidade a pessoas com deficiência

Garantir o acesso de pessoas com deficiência à leitura é um dos compromissos da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto em Guaíra. Atualmente, o  acervo da biblioteca dispõe de  230 títulos adequados para pessoas  com variados tipos de deficiência: são 41 títulos em Braille, 10 títulos em Tinta e Braille, 172 Audiolivros em ainda, sete vídeos em DVD com acessibilidade para deficientes auditivos. A biblioteca em seu diversificado acervo apresenta títulos e informativos direcionados a acessibilidade de deficientes auditivos e visuais.

“Este material possibilita o acesso de conteúdo literário bastante variado. Tudo foi pensado para garantir a acessibilidade, do planejamento à aquisição do acervo. Adquirimos títulos de diversas áreas do conhecimento, como literatura juvenil e infantil, literatura brasileira e estrangeira, clássicos da literatura e lançamentos editoriais.”, comenta a bibliotecária Consultora, Maria das Graças Garcia.

A capacitação de pessoas também é fundamental para que a Biblioteca atenda ao usuário com particularidades de acessibilidade. Por isso, a responsável pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Laura Alves, vem participando de oficinas sobre o tema.

Avanços

Em 2023, a biblioteca aprimorou a prestação de serviços para o público com deficiência e, por meio da execução da medida de acessibilidade prevista no Plano Anual Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, adquiriu impressora Braille, equipamento capaz de converter textos comuns para o braile, com agulhas especiais que fazem ranhuras nas duas faces da folha de papel encorpado. A impressora também possui alto-falantes capazes de “ler” o conteúdo do texto impresso, fazendo o acompanhamento da impressão. Também foram incorporados ao patrimônio da Biblioteca um equipamento Leitor de Voz que percorre textos lendo em voz alta e notebook direcionado que o usuário com deficiência tenha maior mobilidade no espaço da biblioteca durante a consulta e pesquisa.

Maria das Graças informa que, a partir do planejamento anual previamente traçado, em 2024 uma série de ações serão implementadas para o atendimento a este nicho de público. “A dinamização destas atividades possibilitará a divulgação deste acervo diferenciado e adquirido com profissionalismo e amor à comunidade.”, afirma.

Confira as tecnologias que permitem o acesso de deficientes ao acervo da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento

Para os deficientes visuais ou com baixa visão foram obtidos títulos em:

Sistema Braille: é um sistema de escrita tátil. Os leitores podem optar por usar uma mão ou as duas;

Audiobook (audiolivro): uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz alta;

Livro Digital Acessível: acervos restritos a pessoa com deficiência.

Destinado a auxiliar os deficientes auditivos foram inclusos vídeos e DVDs com apoio de Libras, que é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais, que usa as mãos e os dedos em vez da voz para a comunicação. Através desta combinação gestual-visual e expressões faciais as informações são expressas e transmitidas.