fechar
Institucional

Avançam as obras de reforma e ampliação do Núcleo Cultural do IORM de Orlândia, o Castelinho

 

Transformar ambientes, construir novos espaços para que o Castelinho se aproxime ainda mais da missão do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, de acolher, educar e formar os seus alunos para uma cidadania ativa, com autonomia.

Esses têm sido os objetivos das obras de reforma e ampliação do Núcleo do IORM em Orlândia, o Castelinho, edificação que faz parte da história da cidade. As obras foram retomadas no mês de dezembro. A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Orlândia, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o IORM, por meio do Termo de Fomento nº 001/2023, possibilitou a continuidade da obra, que representa um investimento da ordem de R$ 2.253.938,73.

“Esta etapa, que foi viabilizada pela parceria, contempla a 3ª Etapa do Projeto de reforma e ampliação do Núcleo Cultural ORM”, informa o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghirolli. Ele afirma, que ao final das obras, o novo bloco somará área de 1.074,76 m². A terceira etapa foi iniciada no dia 4 de dezembro de 2023 e já tem previsão de término em 30 de novembro de 2024.

Com a entrega da obra, o Castelinho passará a sediar todo os projetos e programas voltados para a formação artística cultural de crianças e adolescentes desenvolvidos pelo IORM nas áreas de educação, cultura e artes. Serão transferidas para o Castelinho as aulas do Projeto Usina da Dança que, atualmente oferece aulas no Centro Paulo Jurca, cedido pela Prefeitura. As aulas do Projeto Guri, que acontecem no prédio principal do Castelinho, serão transferidas para o bloco novo, como as aulas particulares de dança e a área administrativa que, hoje ocupa espaço cedido pelo Grupo Colorado.

Obras

A terceira etapa da obra contempla a finalização da construção do bloco 2, com aproximadamente 660m², que inclui a construção e acabamento do segundo pavimento e sua cobertura. Também fazem parte desta etapa a conclusão da rampa de acesso de 62 metros quadrados, que liga os dois edifícios: Blocos 2 e 3.

Também serão finalizadas a pavimentação externa. O orçamento permitirá a aquisição de equipamentos para climatização, espelhos de parede, piso de tablado, divisória móvel, equipamentos de prevenção à incêndios e instalação de um elevador para garantir acessibilidade. “Para nós, o espaço físico também é um agente educador e potencializará os quatro pilares do IORM. O vidro, utilizado como elemento construtivo, trará ainda mais transparência, conectando o dentro e fora, a comunidade e os nossos projetos, a UD e o particular, biblioteca e suas interfaces, Guri ou seja, os diversos projetos que o IORM abraça, de forma pontual ou contínua.”, salienta a coordenadora Artística da Usina da Dança, Valeria Pasetto.

“Quando ofertamos um espaço de qualidade, estamos trabalhando pelo desenvolvimento e pela inclusão de nossos alunos, para que possam usufruir de ambientes estruturalmente pensados para a educação e formação da cidadania.  O Instituto promove dignidade e dá demonstrações concretas do respeito e amor pelas nossas crianças”, conclui a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Tags: destaque