As aulas da Oficina de Artes Integradas Usina da Dança, parceria do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, e Prefeitura Municipal de Miguelópolis foram retomadas no dia 19 de março no Centro Cultural Rail Miguel Sawan, Núcleo do IORM no município.
Com a volta às aulas, os alunos do período vespertino, que integram a turma 1 do Projeto, foram instigados através de perguntas, a expressarem seus sentimentos quando informados de que não iriam fazer parte da Usina da Dança no ano de 2018 devido às mudanças ocorridas. A iniciativa, desenvolvida pela professora Isabela Mastrocosso, visou alinhar informações e esclarecer pontos de dúvida quanto à continuidade do processo de trabalho.
“Com a recriação do processo artístico pedagógico, tornando visíveis os diferentes segmentos e processos da Usina da Dança, intitulados Movimentações Poéticas. Os relatos foram muito importantes para ativar o trabalho”, destaca a Coordenadora Artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.
Com palavra, os alunos da Turma 1, Período da tarde
“Foi quase um mês inteiro triste e com a cabeça pra baixo” – Lavínia
“Fiquei muito triste, sem rumo pois já tinha me apegado e foi horrível ficar em casa sem nada pra fazer” – Isabela
“Desespero por ficar sozinha em casa, pois com minha mãe trabalhando eu tinha que ficar com o meu tio e ia muito homem porque ele tem uma barbearia, quando soube da volta minha mãe e eu ficamos felizes porque no ballet eu estaria em um lugar seguro” – Ana Clara
“Eu estava feliz com a volta das aulas e de repente recebi uma ligação dizendo que não ia ter mais” – Maria Tereza
“Todo dia eu sonhava com a volta do ballet” – Alice
“O ballet é a melhor parte da minha vida, fiquei triste quando fiquei sabendo que não ia ter mais” – Rebeca
“Senti muita falta pois já tinha me apegado muito” – Sara
“Quando recebi a notícia de que iria voltar foi um sonho realizado, sonhava com o dia dessa notícia” – Lavínia