fechar
Usina da Dança

IORM cria dicionário de dança para alunos com baixa visão e deficiência cognitiva

Captura de Tela 2023-07-28 às 08.38.10

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, reuniu os principais movimentos, técnicas e gestualidades da dança, em um glossário de dança especialmente preparado para que os alunos do Instituto com baixa visão possam aprender a linguagem da dança e a linguagem artística por meio da audiodescrição.

O glossário está disponível no site do IORM para consulta de educadores, alunos dos núcleos do Instituto nos municípios de Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis e comunidade em geral das redes sociais e pode ser acessado no link https://www.iorm.org.br/aulas-ud-iorm/glossario-de-danca-com-acessibilidade/

Os vídeos oferecem a ferramenta da audiodescrição, o recurso de acessibilidade utilizado em cinemas, teatros e TVs, atividades, em que as informações visuais são essenciais para o entendimento da linguagem artística. A audiodescrição permite  que pessoas com baixa visão ou deficiências visual e de entendimento, possam ter acesso aos conteúdos de dança ofertados nas Oficinas de Artes Usina da Dança.

“A audiodescrição também é oferecida para pessoas com espectro autista, síndrome de down, dislexia, déficit de atenção e idosos com baixa acuidade visual. É esse recurso que permite o acesso desse público “aos conteúdos culturais ofertados”, afirma a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pasetto.

Em  vídeo da professora de ballet do IORM, Ana Luiza Santos Bolsoni, que explica o recurso da Audiodescrição.

O glossário possui legenda envolvendo também conteúdos de musica possibilitando o acesso dos deficientes auditivos. É uma das medidas de acessibilidade implantada pelo Instituto ORM, prevista para as Oficinas de Artes Usina da Dança integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2023, realizado pelo Instituto ORM e Ministério da Cultura.

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta