Você já teve a oportunidade de participar de um sarau? Os alunos da Oficina de Literatura da Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça do núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM de Ipuã, já. Eles participaram do Sarau Lírico promovido no mês de setembro.
“A origem da palavra sarau deriva do latim seranus / serum, termo que faz referência ao entardecer ou ao pôr do sol. Justamente por ter esta etimologia, é uma convenção realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite. Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX. É um evento cultural realizado por um grupo de pessoas com o intuito de expressar seus talentos artísticos. O sarau pode envolver apresentações de dança, poesia, música, teatro, leitura e muito mais.”, explica a Bibliotecária consultora, Maria das Graças Garcia.
O sarau, promovido nos períodos da manhã e da tarde, foi parte da intensa programação das Oficinas. A responsável pela Biblioteca, Maria Laura Ferro, coordenou e dirigiu os alunos no processo criativo do evento e atuou como Mestre de Cerimônia.
“Os alunos selecionaram para as apresentações poesias de livros do acervo, montaram o cenário e ajustaram o microfone. As apresentações foram organizadas em solo, duplas e trios. Com desempenho elogiável, os alunos chegaram a memorizar os poemas para interpretação, com leveza e desenvoltura.”, conta Maria Laura.
A plateia assistiu com Leque Lírico, confeccionado pelos alunos e nele escreveram Sarau Lírico. O objeto foi utilizado para o abano refrescante durante as apresentações realizadas no ambiente literário.