Elaborado pelos professores da Usina da Dança, sob a supervisão da diretora Artística Valeria Pasetto, o material oferece a oportunidade de acesso inclusivo aos conteúdos produzidos nas Oficinas de Artes da Usina da Dança. O objetivo, segundo a diretora é o de permitir que pessoas com diferentes deficiências possam utilizar o conhecimento originado pelo desenvolvimento do projeto.
Originalmente produzido durante a pandemia, o glossário tem sido atualizado anualmente pelos profissionais do IORM. Tratam-se de vídeos de curta duração que ensinam passos básicos de Ballet Clássico e Jazz Dance, além de videoaulas introdutórias sobre musicalização. Atualmente, 22 vídeos estão disponíveis na plataforma online da Usina da Dança. Em 2024, o material passou por atualização, com regravação de alguns conteúdos para aprimoramento “Para garantir que o conteúdo fosse, de fato, acessível, nossos professores receberam capacitação da áudio descritora Bell Machado, incorporando audiodescrição e legendas nos vídeos.”, destaca a diretora Artística do IORM.
A audiodescrição, recurso que permite às pessoas cegas ou com baixa visão compreenderem as imagens e o conteúdo audiovisual, é aplicada com descrições neutras e detalhadas sobre o que ocorre em cena. Além disso, intérpretes de Língua Brasileira de Sinais – Libras, foram contratados para tornar os vídeos acessíveis ao público surdo.
“O esforço de produzir o Glossário, reflete a visão do Programa Usina da Dança, que busca levar a arte da dança de maneira humana, sensível e acessível a todos.”, informa Valéria.
A página do Glossário pode ser acessada pelo link:
https://www.iorm.org.br/aulas-ud-iorm/glossario-de-danca-com-acessibilidade
A ação integra as Oficinas de Artes Integradas Usina da Dança e é parte do Plano Anual Agenda Cultural 2024 – Pronac 235686.