fechar
Agenda Cultural

IORM leva 4.280 alunos e educadores aos debates audiovisuais promovidos em quatro cidades

Os debates audiovisuais com acessibilidade promovidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM levaram uma pequena multidão de alunos e educadores da rede oficial de ensino para assistirem e discutirem filmes selecionados pelo consenso entre diretores das escolas envolvidas e também pela equipe do IORM. 

Nas 33 sessões realizadas nas cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia,  com a participação de 4.280 espectadores, oportunidades valiosas para que os alunos se coloquem no lugar de pessoas com deficiência visual, auditiva, física, que tenham dislexia e até mesmo analfabetas assistindo e debatendo o conteúdo de obras audiovisuais. 

No mês de outubro, exclusivamente as cidades de Guaíra e Ipuã receberam a ação, que já havia sido promovida em Orlândia e Miguelópolis no primeiro semestre.

Em Guaíra, as sessões do filme  A Caminho da Lua, legendado e com audiodescrição ao vivo, foram promovidas às 7h30min e às 13h30min dos dias 3 e 4 de outubro e  contaram com a participação da audiodescritora Bell Machado e o apoio da psicóloga do IORM Lígia Aparecida Kamimura e do produtor Cultural Wellington Miranda. A sala de cinema Cine Energia recebeu, 434 alunos para as sessões. Participaram dos debates 154 alunos de primeiro e segundo anos da Emef Francisco Gomes de Souza; 72 alunos do sexto ano da   Escola Professora Dalva Lellis Garcia Prado; 140 alunos da Escola Zezinho Portugal, 52 alunos do segundo ano da Emef Professora Vera Lucia Vitalli e 16 alunos do Grupo Amarelo, com idades entre seis e oito anos da Sociedade Guairense de Beneficência –  Sogube.

Em Ipuã, o auditório da Secretaria Municipal de Educação recebeu 710 crianças e adolescentes para as cinco sessões dos filmes Confissões de uma Adolescente e A Caminho da Lua, realizadas nos dias 5 e 6 de outubro, às 7h30min, 9h30min e 13h30min. Os filmes foram exibidos legendados e com audiodescrição ao vivo com presença da audiodescritora Bell Machado, da psicóloga do núcleo do IORM de Ipuã, Lais Iletski Eloi Martins. Participaram das sessões alunos da Emef Monir Neder; Emeb Vereador Alberto Conrado, Emeb Orandes Carlos da Rocha e o Centro de Atendimento e Reabilitação para portadores de necessidades especiais – Cearne. 

“A iniciativa de promover debates audiovisuais pelo projeto Agenda Cultural é importantíssima. Forma identidade. O cinema chega aos alunos das escolas da rede oficial com temáticas importantes para crianças e adolescentes”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

A ação é parte do Programa Agenda Cultural 2023, realizado pelo IORM e Ministério da Cultura.

Guaíra

Ipuã

Tags: destaque

Deixar uma resposta