Ocupar territórios com arte e promover a convivência entre as pessoas nos espaços públicos também faz parte da estratégia de construção de uma cidade que educa.
No dia 16 de setembro, o espaço conhecido como Bomba D´Água, localizado no Lago Maracá, coração de Guaíra, recebeu pessoas para o evento denominada Ocupação de Território, uma iniciativa do Programa Guaíra Cidade que Educa.
Toda a movimentação aconteceu no período da manhã e contou com atividades como contação de histórias, brincadeiras cantadas e ritmadas, grafite, exposição de mandalas e show ao vivo.
A verdadeira intervenção urbana teve a participação de agentes culturais e de comunicação, cujos projetos foram aprovados pelo edital “Ocupação de Território”, entre eles, o Projeto Pitan com Jéssica Serafim, Ato Instrumental 4 com Vinícius Lima, Rodolfo Spigali, Leandro Ribeiro e Said Hamine e “Arte para não morrer de verdade” com Paulo Sérgio Gonçalves.
A Ocupação de Território recebeu também pessoas que não participaram do edital, mas que no cotidiano contribuem de forma fundamental para que a cidade se integre e se transforme em uma aldeia educativa, como Elizabeth Nascimento, a Teacher Beth, agente da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento. Ela levou sua contação de histórias para a Ocupação. Já a artista Poliana Savegnago contribuiu propondo brincadeiras cantadas e ritmadas.
A Ocupação de Território recebeu um público diversificado. Famílias estiveram presentes e o evento resultou em maior integração as pessoas.
Partindo do princípio que é preciso que uma cidade inteira esteja envolvida para promover a formação de suas crianças e jovens, o Programa Guaíra Cidade que Educa, acredita no encontro da cidade com a educação e na participação de todos.
O Programa entende a cidade como território educativo, onde os espaços, tempos e atores são verdadeiros agentes pedagógicos, com intenção de educar, que podem garantir a perenidade do processo de formação dos indivíduos para além da escola, em diálogo com as diversas oportunidades de ensinar e aprender que a comunidade oferece. O Programa busca promover uma cultura participativa e integradora, que eduque criticamente para a democracia, para a autonomia, a liberdade, a responsabilidade, o diálogo, a sustentabilidade e a consciência planetária. Acentuando ações pró-educação que as pessoas já realizem.
O projeto desenvolve um conjunto articulado de ações juntamente com a rede municipal de educação e instituições de atendimento a criança e adolescentes, que ofertam conteúdos de educação integral em diferentes espaços, educativos, culturais, esportivos.
O movimento é uma iniciativa do IORM, em parceria com a Sogube, apoiado pela Fundação Itaú, Prefeitura de Guaíra, Ação Social Cooperada, com aprovação no CMDCA e tem pela frente a mobilização da sociedade pela melhoria da qualidade de vida no município, tendo como prioridade crianças e jovens.