A plateia que lotou o Teatro Pedro II na noite de 22 de agosto recebeu com uma ovação de pé a performance de ‘Ommanipadmehum’ da EurAsia Dance Company, dirigida pelo coreógrafo e dançarino italiano Stefano Fardelli.
A companhia apresentou uma das peças do Repertório EurAsia, reconstruída em quinze dias com a participação de 24 dançarinos não profissionais e com dois Dançarinos EurAsia: Lourdes Maldonado Torres, mexicana, e Tejaswini Loundo, indiana, que fazem parte da EurAsia Dance Company.
O espetáculo foi a representação de uma espécie de ritual, no qual os dançarinos entraram em uma espécie de templo, levando os espectadores a outra dimensão e outro lugar, acompanhados pela música original de Francesco Ziello, sobre a obra de Rachmaninoff.
Os figurinos originais do espetáculo, que dão vida aos rituais dos budistas tibetanos da Ordem do Chapéu Amarelo, foram criados por Marco Hernandez | De La Croix (México) e refeitos no Brasil pelas costureiras do IORM com a alfaiataria e confecção têxtil Miberth.
O espetáculo foi o resultado final da primeira turnê da EurAsia Dance Project International Network no país, que chegou ao Brasil graças a uma parceria com o Instituto Osvaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
A EurAsia Dance Project International Network é uma das maiores redes de dança do mundo, conectando os cinco continentes. Ela reúne 25 parceiros na Europa, Ásia, Oriente Médio, África, Estados do Pacífico e América Central.”
A parceria promoveu workshops com dançarinos de todas as regiões do país para selecionar candidatos a bolsas de estudo para estudar dança em níveis profissionais nos principais centros de dança contemporânea da Europa. No total, foram selecionados 14 dançarinos para bolsas de estudo com subsídios que variam de 50% a 80% do custo exigido pelas academias de dança na Itália e Alemanha, e bolsas de 100% para mestrados em técnicas contemporâneas, com um valor total de 162.000 euros.
A turnê da EurAsia, juntamente com a colaboração com Valeria Pasetto, também ofereceu aulas para cerca de 500 estudantes de dança do projeto social desenvolvido pelo IORM e coordenado por Pasetto, em quatro centros nas cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia.
Parceria
O espetáculo foi precedido por um vídeo artístico feito pelo fotógrafo Marco Pires, que acompanhou toda a trajetória do Projeto EurAsia, desde a chegada de Fardelli ao Brasil até as aulas ministradas aos alunos nos centros IORM de Guaíra, Miguelópolis, Orlândia e Ipuã, além dos workshops realizados em Orlândia. O vídeo homenageou a fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Josimara Ribeiro de Mendonça, apaixonada por eventos culturais que desempenhou um papel de destaque em garantir a primeira turnê brasileira da rede EurAsia.
“A escolha do Teatro Pedro II para apresentar o espetáculo se baseia na percepção da centralidade deste palco para as artes na região. Dessa forma, oferecemos ao público de Ribeirão Preto e das cidades vizinhas um espetáculo que simboliza um corredor de possibilidades, agora aberto, entre o Brasil e a Europa”, afirma Josimara.”
“Essa parceria internacional é o resultado de um acordo de intenções entre a EurAsia e o projeto IORM para promover a profissionalização na dança. É o início de um caminho que oferece a oportunidade de fornecer treinamento abrangente para aqueles que vivem da dança e para todos os aspectos da economia criativa. Toda a equipe do IORM abraçou esta residência EurAsia, criando as condições para este diálogo internacional. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma a coordenadora do conselho de administração do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.
Confira os estudantes premiados com bolsas de estudo EurAsia: https://www.iorm.org.br/ommanipadmehum-eurasia/#alunos
Parceria entre IORM e EurAsia apoiada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.
L’Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) participou do evento de apresentação da rede internacional EurAsia Dance Project no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. Os representantes da EurAsia, Stefano Fardelli, diretor artístico, e Luana Marini Bellisari, responsável pelas colaborações na rede no Centro e Sul da América, juntamente com os representantes do IORM, Valeria Pasetto e Rafael Albuquerque Braghiroli, foram recebidos pela diretora do IIC, Margherita Marziali.
Na apresentação estiveram presentes também Dany Bittencourt, responsável pela Cia. de Dança Cisne Negro, Daniela Gatti, professora do Instituto de Artes da Unicamp, e Bell Machado, audiodescritor, além de representantes de companhias e projetos de dança, que enfatizaram a importância da parceria internacional estabelecida pelo IORM.