fechar
Agenda Cultural

Entra em funcionamento a Biblioteca Ama-Me, inaugurada pelo IORM para a comunidade de Ipuã

Sem barreiras. A partir desta segunda-feira, 4 de setembro, todas as pessoas que acessarem o núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM de Ipuã, estarão ingressando em um espaço consagrado ao livro e a leitura, que ocupa lugar de destaque no prédio localizado no centro da cidade, onde o Instituto desenvolve seus projetos. A Biblioteca Armanda Malvina de Mendonça – AMA-ME, foi inaugurada no início da noite de 31 de agosto, com uma festa linda. A inauguração promoveu o encontro de autoridades e de representantes da comunidade que acreditam na força dos livros como agentes de transformação.  A entrega da nova Biblioteca é um dos pontos altos da comemoração aos 18 anos de vida do IORM, fundado a 5 de agosto, com a missão de promover o desenvolvimento sustentado da comunidade dos municípios de Ipuã, Guaíra, Orlândia e Miguelópolis.

“Esta Biblioteca recebe o nome Ama-Me, em homenagem a Armanda Malvina de Mendonça, ipuanense, que amava as crianças e boas histórias e que, agora, está carinhosamente eternizada neste espaço. O nome Ama-me remete-nos à importância do amor. Neste espaço, queremos estimular o amor pela leitura. Nosso desejo é que a comunidade ocupe este espaço que inauguramos hoje com tanto carinho. Que faça bom uso dos livros. Que  a leitura se torne presente na vida das pessoas e que, seja decisiva para escrevermos novas histórias e novos futuros. A leitura nos ajuda a compreender melhor a realidade por meio de situações fictícias. Aprendemos com os erros dos personagens e refletimos sobre suas experiências. Isso nos torna mais conscientes de nós mesmos e do mundo a nossa volta. Nos ajuda a viver o dia a dia com sabedoria e leveza. Diria que estamos semeando livros para colher novos leitores. Esta Biblioteca  também é energia que transforma.”, destacou a fundadora do IORM, a empreendedora social Josimara Ribeiro de Mendonça, durante seu discurso na cerimônia de inauguração do espaço.

Participaram da inauguração o prefeito Municipal Ronywerton Marcelo Alves Pereira e da Primeira Dama, Geisa de Souza Pereira; o  Presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Cunha Negreiros e os vereadores Elaine Aparecida da Silva, Nevine Eliane Bittar, Antônio de Almeida Martins, Cláudio Luiz Ferreira de Souza, José Carlos Dias Martins, do Presidente CMDCA Ipuã, Lucas Torres Minto, e, ainda, Secretários da gestão municipal, o Presidente da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Walcídio Maranhão de Lima Junior e o Presidente do Conselho da Casa da Criança, José Antônio Batista; diretoras das escolas e creches do município e imprensa além de familiares de alunos assistidos pelo IORM em Ipuã, demonstrando a importância central do IORM na vida comunitária.

A Biblioteca Comunitária Ama-me tem área total de 76,56 metros quadrados, é climatizada e oferece acesso a terminais de computadores. É um equipamento que faz parte do projeto inicial do Núcleo do IORM de Ipuã.  O projeto é assinado pela arquiteta Nayara Cristina da Silva. As  obras de construção da Biblioteca foram iniciadas no dia 07 de novembro de 2022, por meio de termo de fomento celebrado entre o Município de Ipuã e o IORM. Foi custeada por meio de Lei de incentivo através de doações de Imposto de Renda pelas empresas Açúcar e Álcool Oswaldo Ribeiro de Mendonça Ltda; Central Energética Morrinhos e pessoa física Josimara Ribeiro de Mendonça ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  de Ipuã a um valor de R$ 177.910,95.

 

Atrações

Foi uma noite de sonhos realizados, de arte e de cultura. Os convidados foram recebidos com a música do quarteto da Cia. Minaz integrado pelos violinistas Anderson Oliveira e Adrean Rodrigues, o violista William Rodrigues e o violoncelista Pedro Pasqualatto, acompanhados pelo fundador e diretor de produção da companhia, Ivo Rinhel D’Acol.

Também puderam acompanhar um pouco do que é realizado no Núcleo de Ipuã, como a apresentação da Usina da Dança, que  preparou movimentos da coreografia A Valsa das Flores, assinada por Ana Luiza Bolsoni, sob direção artística de Valéria Pasetto e as participações das alunas da turma 3 do período da manhã: Alanny Raphaella Aleais da Silva, Jennifer Kelly Rufino Sousa, Dhenyfer Cristiany Cunha, Lais de Sousa Reis, Sophia Helena Brigo Vianna, Marcela Ferro Mioto, Maria Luiza Campassi Reis e Tayssa dos Santos Oliveira.

Os alunos do projeto Guris Polo IORM Ipuã, coordenado por Thaís de Souza Alves, também se apresentaram. Os convidados  ouviram Moreninha Linda de Tonico e Tinoco e o Sol, do grupo Jota Quest com as turmas C do naipe Violão e a turma iniciante de Canto Coral Juvenil. Pela turma de violão, se apresentaram sete alunos que permanecem nesta turma desde o início de 2023. A Turma Canto Coral Juvenil trouxe 9 alunos, que participam o projeto desde o segundo semestre de 2023. E a inauguração trouxe, ainda, contações de histórias com Tia Téca da Biblioteca, com as obras Men Fox e Sábado na Livraria. As contações de história que já têm lugar no núcleo, ganham, agora, o espaço da Biblioteca.

 

Primeiros leitores

Foi durante a cerimônia de inauguração que a Biblioteca recebeu os primeiros leitores associados: os alunos do IORM, Gabriela Miranda Silva e Enzo Lucas da Silva, ambos de 8 anos de idade, que homenagearam com flores a fundadora do IORM. Josimara também se associou à Biblioteca. Os três primeiros leitores receberam suas carteirinhas de sócios da Biblioteca.  Para se associar é necessário levar cópia de comprovante de residência e de documento de identificação. Todos os empréstimos de livros são gratuitos. A Biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

Escritores locais

A presença da Biblioteca também possibilita o contato dos cidadãos com a obra de escritores Ipuanenses. Já podem ser encontrados nas prateleiras da Biblioteca Ama-me, os livros Ser Mãe – A valorização de cada história, escrito pela ipuanense Giovana Gonçalves Barbosa M. Coelho, que também é a editora responsável pela obra Os Crimes de Albert – O despertador de um assassino, do autor da cidade, Vinícius Bertoldo Pereira. Giovana e Vinícius participaram da inauguração do espaço.

 

IORM mantém Bibliotecas comunitárias em três núcleos

A atividade da leitura é fortemente estimulada pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça como ferramenta para a formação de novos leitores e para a cidadania. Três dos quatro núcleos do Instituto oferecem Bibliotecas comunitárias que podem ser acessadas por alunos do IORM e por toda a população, oferecendo empréstimos gratuitos de livros.

O núcleo de Guaíra foi o primeiro a receber a Biblioteca Energia do Conhecimento, inaugurada no ano de 2011 com um acervo inicial de 2.358 livros e, uma média de 1.680 empréstimos por ano.

Nove anos depois, mesmo durante a pandemia de Covid-19, em 2020, o IORM inaugurou a revitalização da Biblioteca Municipal Pública Municipal Dr. Carlos Antônio de Almeida Covas, no Centro Cultural Professora Rail Miguel Sawan, o núcleo do Instituto no município de  Miguelópolis,  com 3.658 livros em seu acervo inicial e 530 empréstimos por ano.

E, em 2023, o IORM inaugura a Biblioteca Comunitária Armanda Malvina de Mendonça – Ama-me, no núcleo Ipuã.

 

Muito a comemorar

 

“Conheci o senhor Oswaldo Ribeiro de Mendonça há muito tempo, aqui em Ipuã, quando aluno da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. Acompanhei todo o investimento que o Senhor Oswaldo sempre fez na cidade e que, agora, sua família, e suas empresas continuam a fazer. Nós só temos a agradecer pelo compromisso com nossa cidade”.

Ronywerton Marcelo Alves Pereira, Prefeito de Ipuã

 

“Esta é uma biblioteca para os ipuanenses, não apenas aos alunos do IORM. Esse foi um investimento importante de empresas que acreditam na importância de patrocinarem espaços como estes.  O objetivo é cumprir uma função social, tendo a leitura como ferramenta para a  educação. A Biblioteca é mais um instrumento de  conexão do IORM com todas as escolas de Ipuã. É mais um equipamento para os educadores utilizarem no seu trabalho com os alunos. Muitas vezes acreditamos que apenas nós, como pais ou mães, somos suficientes para a educação dos filhos, mas não é assim. Nós precisamos de apoio para a educação e o IORM está aqui, para ser um apoio para este processo de formação. Contamos com a gratidão das famílias que acreditam no trabalho do IORM, e nos confiam uma parte importante da formação de seus filhos”.

Rafael Albuquerque Braghirolli, gerente executivo do IORM

 

“A Biblioteca é composta de um acervo geral com todas as áreas do conhecimento: Filosofia, Religião, Ciências Sociais, Linguística, Ciências puras, Ciências Aplicadas, Artes, Literatura, História, Geografia e Biografia. Ainda contempla Literatura Juvenil e infantil. Autores locais de Ipuã também são enaltecidos neste espaço cultural. A dinâmica de exposição nas estantes agrega uma facilitação na descoberta das obras. A Biblioteca é um organismo vivo e crescerá de acordo com a demanda da comunidade e lançamentos relevantes do mercado editorial.”

Maria das Graças Monteiro de Araujo Garcia, Bibliotecária consultora

 

“Difícil colocar em palavras ao ver um projeto como este, inicialmente, apresentado em papel, tornar-se realidade. Esse trabalho é um resgate da importância da literatura para a infância e a esperança de um futuro melhor. Livros são sonhos que contém sonhos .”

Lucas Torres Minto, Presidente do CMDCA de Ipuã

 

“Parabenizo o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça pela realização e, também, a família Oswaldo Ribeiro de Mendonça, por tudo o que representa para Ipuã. Nosso muito obrigada”

Presidente da Câmara de Vereadores de Ipuã

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta