fechar
Agenda Cultural

Encontro de Arte Livre e Residência Inclusiva receberam contações de história do Agenda Cultural em julho

Mesmo durante o período de férias escolares, no mês de julho, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, deu prosseguimento ao Plano da Agenda Cultural 2023, promovendo duas Oficinas de Literatura  com sessões de contações de histórias dedicadas aos guairenses.

A primeira Oficina, realizada no dia 19 de julho, fez parte da programação do Encontro Cultural de Arte Livre – Ecal, de Guaíra reuniu  público de quarenta pessoas, bastante heterogêneo, com faixa etária entre 4 e 80 anos de idade. Participaram da sessão alunos da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube e sua famílias, acompanhados da educadora Patrícia Maria Vitorino e também da assistente social, Elaine Rosa dos Santos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV).

A ação contou com um cenário previamente preparado, composto por um automóvel Kombi, para atrair a atenção do público infanto-juvenil. Dentro do automóvel, havia vários livros de todos os gêneros literários. Uma tenda decorada com tapete verde, pufes coloridos, cestos de palha e bonecos foi preparada para  recepcionar as crianças e adolescentes. 

A contação trouxe a obra A macaquinha Internética, da autora Angélica Garcia, que participou do encontro. O texto  descreve a história da protagonista Leth, uma macaquinha, que é esperta e tenta ajudar a sua mãe num dia de compromissos, por meio da internet. O texto retrata sobre a convivência familiar.“A obra selecionada foi uma homenagem à autora, que é guairense, escritora, professora e contadora de histórias.”, informa a contadora de histórias Tia Teca da Biblioteca.

A contação foi iniciada em terceira pessoa pelo fantoche da macaquinha protagonista, para chamar a atenção das crianças. A Oficina estimulou as habilidades de observação, de expressão oral e de escuta, e contribuiu para democratizar o acesso à leitura para a comunidade. 

O encontro foi finalizado com brincadeiras cantadas. A autora Angélica Garcia declamou o poema Avó do autor Olavo Bilac e apresentou a mascotinha Leth. 

Residência Inclusiva

No último dia de julho, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento mantida pelo IORM no Centro Cultural Colorado, núcleo Guaíra, recebeu cinco assistidos pela Residência Inclusiva de Jovens e Adultos para a Oficina que fechou as atividades do mês. Com idades entre 18 e 59 anos, os assistidos participaram da contação do livro  Guilherme Augusto Araújo Fernandes do autor Mem Fox. A história foi selecionada pela sua reflexão sobre temas como amizade, companheirismo e amor.

O público da contação foi convidado a interagir e participar da ação pela contadora que cantou e bateu palmas. Ao final da contação, todos puderam pegar objetos como  concha,   bola e   ovo; itens constantes da história, o que possibilitou aos participantes experienciar aquilo que estava sendo contado. Isso proporcionou momentos lúdicos e de interação entre os participantes,  estimulando o interesse, ampliando  o vocabulário e incentivando o desenvolvimento de várias habilidades. A sessão teve ainda o envolvimento de todos com as brincadeiras cantadas. 

A responsável pela Biblioteca, Laura Alves, apresentou todo o espaço para os visitantes. A iniciativa busca aproximar a comunidade  dos livros. Antes o evento foi encerrado com a dinâmica Criando Memórias: cada participante produziu um desenho representando  sua vivência durante a Oficina e a sua relação com a  história que foi  contada. 

Tags: destaque

Deixar uma resposta