Com muitas atividades voltadas ao público leitor, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento comemorou o Dia da Leitura, a 7 de janeiro.
A Biblioteca, instalada no Centro Cultural Colorado, Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em Guaíra, está aberta para alunos dos projetos desenvolvidos pelo Instituto e também a toda comunidade guairense. Atualmente, reúne mais de 1.900 leitores.
Para o IORM, os projetos de incentivo ao hábito de ler são uma forma de demonstrar o quanto os livros são essenciais para formar os cidadãos com senso crítico e estimular a criatividade, imaginação e vocabulário dos leitores.
“Saudamos a todos que possuem o prazer pela leitura, pois além de aprimorar a escrita dinamiza o raciocínio e a interpretação. Somos mais de 1.900 leitores, somos uma família. Nossa base são os livros, é a leitura. Nós, da Biblioteca, ficamos feliz em saber que essa família só está crescendo! Gratidão é palavra que nos descreve.”, salienta a contadora de histórias da Biblioteca, Teacher Beth. Nas fotos, um pouco das atividades de leitura, cultura e entretenimento desenvolvidas no âmbito da Biblioteca.
Data foi criada no Ceará
No dia 7 de janeiro de 1928, o jornal diário “O Povo” começou a circular em Fortaleza, capital do Ceará. Seu fundador, o poeta e jornalista baiano Demócrito Rocha.
Para homenagear Demócrito e seu jornal, e a todos os apaixonados por ler, a data de fundação do periódico passou a celebrar o Dia do Leitor no Brasil. Em 1929, no segundo ano de atividade, o jornalista criou o suplemento literário “Maracajá”, que passou a circular junto ao jornal. Esse caderno se tornou um dos principais divulgadores do modernismo literário do estado e do Nordeste.