fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Agenda Cultura debate As Aventuras de Pinóquio, obra de Carlo Collodi na Biblioteca Energia do Conhecimento

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, por meio do Projeto Agenda Cultural Guaíra promoveu no dia 12 de agosto durante as Oficinas de Leitura e Literatura, o debate sobre a obra As Aventuras de Pinóquio, do autor Carlo Collodi, durante o Momento Cultural da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.

A roda de conversa promoveu o debate dos alunos das Oficinas de Artes sobre os capítulos da história do Pinóquio, provocando momentos de intensa aprendizagem e coletividade, pausados pelo espirito de amizade que tornam a roda de conversa ainda mais produtiva.

A obra é o tema do espetáculo 2019 do IORM. “Na fábula infantil de Pinóquio vemos um boneco tendo de aprender a lidar com a verdade e a mentira. Nesta história, peculiarmente, o nariz do Pinóquio cresce todas as vezes que ele conta uma mentira. Na vida real, são os problemas que crescem com a mentira. Fábulas a parte, todos os dias somos confrontados com o fato de que precisamos lutar contra a mentira e decidir se vamos falar a verdade, ou não.”, destaca a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Ela ressalta que o IORM participa do processo decisivo de construção de identidade das crianças, e defende o papel de profunda reflexão de pais, educadores e sociedade sobre a condução da formação das crianças. “Com esse compromisso, o Agenda Cultural, por meio das Oficinas de Leitura e Literatura, realiza momentos de reflexão profunda sobre valores e condutas enquanto indivíduos portadores de direitos cívicos e de deveres de cidadãos.”, destaca Valeria

Sobre o autor e a obra:

Carlo Collodi, escritor e jornalista italiano foi o criador de Pinóquio, o célebre boneco de madeira. O nariz do simpático boneco cresce quando conta uma mentira e volta ao normal quando diz a verdade. Essa história inspirou milhares de caricaturistas. O filósofo italiano Benedetto Croce ressaltou que “a madeira com a qual Pinóquio foi esculpido é a própria humanidade”.

O primeiro capítulo de As Aventuras de Pinóquio foi publicado em 1881 no Jornal das Crianças, um semanário infantil e tornou-se um sucesso imediato.

Tags: destaque

Deixar uma resposta