fechar
Agenda Cultural

Oficinas de Artes Usina da Dança participa do Projeto Dança que antecipa Bienal de Danças do Sesc

Atividade é parte da política de formação artística de professores e estagiários das Oficinas  de Artes Usina da Dança e debateu formação de plateia, repercutindo parceria firmada entre IORM e Unicamp.

A equipe formada por professores e estagiários das Oficinas de Artes Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, participou do Projeto Dança em Pesquisa realizado pelo Sesc Campinas, que traz à tona a discussão sobre o pensamento e a produção contemporâneos na dança. 

O  evento, fruto da parceria firmada entre Sesc e Curso de Dança da Unicamp há mais de 40 anos,  integrou a programação que antecede a 5ª edição da Bienal Sesc de Dança, a ser realizada em Campinas, SP, no mês de setembro, com o objetivo de fomentar e apresentar a produção de dança contemporânea  nos cenários nacional e internacional. 

A Usina da Dança trouxe sua contribuição para aprofundar a relação e investir em formação de plateia.  “A oportunidade de participação foi fomentada por meio da parceria entre o IORM e a Unicamp, visando proporcionar a capacitação artística e cultural dos profissionais e estagiários das Oficinas de Artes Usina da Dança e atualização dos conhecimentos sobre o que é  tendência em dança e música.”, salientou a coordenadora artística do IORM, Valeria Pasetto.

Depois de assistirem aos espetáculos exibidos pela Programação do Projeto Dança em Pesquisa a equipe do IORM participou da oficina de capacitação ministrada pelos profissionais e bailarinos que apresentaram o espetáculo.

Parte da equipe de profissionais do IORM, formada por  Ana Beatriz Martins Araujo, Ana Caroline Marcolino de Oliveira, Katyucia Maia de Paula, Larissa Couto da Silva, Luane Ribeiro da Silva Martins, Marcia Cristina Pereira de Jesus e Sara Silva Rodrigues, assistiram a performance do espetáculo Interferências, com direção da bailarina, pesquisadora e professora de Dança da Unicamp Daniela Gatti e do artista multimídia Guilherme Zanchetta.  

A montagem integra as linguagens de dança contemporânea, música, novas mídias e tecnologia, investigando as relações interpessoais a partir do contato tecnológico, evidenciando as facilidades e vícios provocados por essa interação. 

No dia 29 de abril o grupo participou da oficina Impulsos – Movimento, Som, Tecnologia que foi  ministrado pela professora Daniela Gatti e  por Guilherme Zanchetta, com o objetivo de explorar a dança a partir da interação com dispositivos tecnológicos.

Nos dias 5 e 6 de Maio,  participaram do Projeto  Dhenyfer Cristiany Cunha, Karen Aparecida dos Santos Pedro, Lorrayane de Fátima Passos Ferreira, Marianna Aparecida Machado Mendes Ferreira, Maria Fernanda Garcia e Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa, assistiram ao espetáculo Ferida, um encontro em dois Atos, dirigido pela professora Silvia Geraldi, que também promoveu a oficina Improvisação na cena: um encontro para com/por dança.

Um terceiro grupo de profissionais do IORM, integrado por Ana Caroline Marcolino de Oliveira, Ana Luiza Santos Bolsoni, Larissa Manso Correa, Luane Ribeiro da Silva Martins, Marcia Cristina Pereira de Jesus, Maria Julia Pintar e Sofia Helene de Oliveira, assistiram no dia 19 de maio ao espetáculo Desvaneio, dirigido pela professora Ângela Nolf e participaram da oficina O corpo contemporâneo e técnicas da dança clássica.

Esta ação de formação integra o Agenda Cultural 2023 – Pronac 220726, realizado pelo Instituto ORM Ministério da Cultura.

Tags: destaque

Deixar uma resposta