Nem parece que já faz um ano que a Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça – AMA-Me foi inaugurada pela fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, no núcleo de Ipuã.
A data foi 31 de agosto de 2023 e, desde então, a Biblioteca já atende a 1,5% da comunidade de Ipuã, gratuitamente: são 213 leitores associados, entre eles, alunos assistidos pelos projetos do IORM, educadores, colaboradores do Instituto e membros da comunidade. Em um ano, foram 1.057 empréstimos de livros realizados.
Para comemorar o primeiro ano de funcionamento da Biblioteca, o IORM, preparou uma linda festa, no dia 30 de agosto, com participação do grupo Balaio de Doi2, formado pelo escritor e poeta Paulo Netho e pelo músico Salatiel Silva. O Grupo fez duas apresentações, nos períodos da manhã e tarde, com o show Uma Palavra Puxa Outra.
O repertório envolveu os participantes com poesias, canções próprias e releituras de cantigas de rodas e acalantos que a tradição coroou, “foi literalmente uma festa da palavra falada e cantada.”, destaca a bibliotecária consultora do IORM, Maria das Graças Garcia.
A comemoração contou com as presenças da coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho e do gerente Executivo do IORM Rafael Albuquerque Braghirolli.
No período da manhã, participaram da festa três turmas de alunos da Casa da Criança Armanda Malvina Mendonça e duas turmas da Usina da Dança, além de professores, monitores e da coordenadora Pedagógica da Casa da Criança Valdice Reis e da Coordenadora de projetos do IORM, Janaína Amadeu.
Já no período da tarde, a celebração contou com três turmas da Usina da Dança, professores do IORM e da coordenadora do Projeto Guri Thaís Souza.
A comemoração foi preparada com carinho pela responsável pela Biblioteca, Maria Laura Ferro, que decorou o espaço com balões nas cores do IORM. Os alunos do Projeto receberam bombons para celebrar a data.