Para garantir o acesso dos alunos ao folclore brasileiro por meio de histórias relacionadas ao tema, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM realizou contações de histórias em três Centros Municipais de Educação Infantil de Guaíra, no mês de agosto, dando sequência ao Plano Anual Agenda Cultural 2024.
Como forma de comemorar o 22 de agosto, Dia do Folclore, Laura Alves Souza, a tia Lalá, foi a responsável por apresentar aos alunos narrativas ligadas ao folclore, que representam a cultura popular brasileira e a identidade social coletiva, durante três contações ao longo do mês.
A primeira contação aconteceu no início da tarde de 7 de agosto, para 30 alunos dos Jardins I e II da CEMEI Professora Eunisse Esperancine Moreira. Tia Lalá se apresentou e propôs brincadeiras cantadas aos alunos. Então, a contadora levou aos alunos a história Bumba meu Boi Bumbá, da autora Nireuda Longobardi.
As duas últimas contações do mês aconteceram no dia 09 de agosto. No período da manhã, Tia Lalá reuniu 19 alunos dos Jardins I e II do CEMEI Professora Nerylde Gomes da Silva Garcia, para as mesmas atividades propostas. No período da tarde, foi a vez da CEMEI Professor Moacir Garcia Prado receber a contação e as brincadeiras, que foram propostas para 20 crianças, alunas dos Jardins I e II.