A Cia. Usina da Dança oferece vagas em Ribeirão Preto para bailarinos que queiram aperfeiçoar a linguagem da dança, com conteúdos específicos do Balé Clássico consciente e da Dança Contemporânea. Poderão se inscrever bailarinos de todos os gêneros, com idade acima de 18 anos, de todos os locais do país.
Será oferecida remuneração pela participação no projeto no valor de R$ 2.500,00 mensais para 20 horas de aulas semanais. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, pelo site www.iorm.org.br/ciadadanca/
A seleção será feita em 2 etapas. A primeira etapa será por meio de análise de currículo e dos vídeos de intenção produzidos pelos candidatos.
O programa terá 386 horas aulas e contemplará a criação e produção de célula coreográfica que integrará os espetáculos anuais do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
“Estamos selecionando bailarinos para o primeiro elenco artístico de nossa companhia profissional, núcleo de pesquisa, criação e formação artística cultural. O foco central é o desenvolvimento de bailarinos que não sejam apenas executores de movimento, mas que se tornem capazes de criar. Nossa Companhia é voltada para a experimentação de linguagens”, afirma a diretora Artística da Cia. a bailarina, coreógrafa e educadora, Valeria Pasetto. A Cia. tem o apoio da pesquisadora do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes na Unicamp, Daniela Gatti.
Mais sobre a Cia. Usina da Dança
Com a implantação da Cia. Usina da Dança, núcleo de pesquisa, criação e formação artística e cultural, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, está expandindo seus projetos e ações para Ribeirão Preto. O foco central da Companhia é o aperfeiçoamento de bailarinos que não sejam apenas executores de movimento, mas que se tornem capazes de criar.
“A Companhia é um marco para o IORM e também para a região. Estamos construindo uma referência para disseminação de conhecimento artístico e cultural que possa acolher talentos e oferecer uma ampliação de conhecimentos em dança aos bailarinos intérpretes, com conteúdos específicos do Balé Clássico consciente e da Dança Contemporânea.”, destaca a Diretora da Companhia, a bailarina, coreógrafa e educadora Valeria Passeto.
Unicamp
A Cia. nasce com o apoio da pesquisadora do Departamento de Artes Corporais e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes na Unicamp, Daniela Gatti.
“Nossa Companhia é voltada para a experimentação de uma linguagem diferenciada e humanizada, por meio do desenvolvimento de um processo autoral, alicerçada aos conceitos de estética e poética do Programa Usina da Dança do IORM”, afirma Valeria.
O Projeto Cia. da Dança é uma realização do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o patrocínio das empresas Grupo Sada, Mefsa, Expresso Nepomuceno, Supermercado Paulista, Muraishi Supermercado e Maiszena Supermercado.