fechar
Feijoada do Bem

Energia de organizadores e participantes faz da Feijoada do Bem 2019 a melhor já realizada pelo IORM

logo-feijoada-bem-2019

A Feijoada do Bem 2019 veio para confirmar que a solidariedade pode ser  o principal ingrediente de uma festa. Gente bonita, amizade, música de primeira, feijoada brasileira e muita generosidade fizeram o sucesso de mais um evento comandado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

A Feijoada reuniu pessoas de toda a região e também autoridades, que levaram seu entusiasmo e apoio ao IORM. Cada um levou sua melhor energia,  customizou seu abadá e compartilhou momentos inesquecíveis. Cada detalhe foi supervisionado pela fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, nossa querida Josimara Ribeiro de Mendonça. Ela, que afastou-se da gestão do IORM, permanece como uma liderança do bem, um exemplo a ser seguido. Josimara é uma empreendedora social que coloca amor em todas as ações. O sucesso do evento contou com a participação mais que especial dos embaixadores do Bem, pessoas que não medem esforços e se dedicam ao IORM.

É possível dizer que a Feijoada foi show. O palco recebeu Os Bebel, a melhor roda  de samba da região, formada há mais de 25 anos, por  um grupo de amigos de Orlândia que teve a incrível ideia de se reunir para tocar samba e pagode.  Com as mãos pro alto, todo mundo cantou junto com a dupla “mais romântica do Brasil”, os  pioneiros do sertanejo romântico Matogrosso e Mathias, que desfilou seus sucessos em um show de tirar o fôlego.

União

Entendendo a importância do evento, os Prefeitos da região foram levar sua solidariedade ao IORM. Marcaram presença o prefeito de Sales Oliveira, Dr. Edmar Duarte Gomiero; José Oswaldo Ribeiro Junqueira, de Orlândia;  de Guaíra, José Eduardo Coscrato Lelis e de Miguelópolis, Dr. Naim Miguel Neto, acompanhados das primeiras damas; e também os vereadores:  de Orlândia, Michele Ruffo Junqueira, que também é primeira dama do município, o vereador de Ribeirão Preto Igor Oliveira, o deputado Leo Oliveira e o superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto – Daerp, Afonso Reis Duarte.

O sucesso da Feijoada do Bem se deve a muitos fatores. Um deles é a participação de empresas patrocinadoras e apoiadoras do evento. O patrocínio ouro ficou por conta da empresa Colorado Máquinas Concessionário John Deere, o prata foi a empresa FMC. Entre os patrocinadores bronze estão as empresas Bayer, Comanbor e Mecanizza , Corazza Construtora, Precisão Aero Agrícola , Syngenta e Unimil.

A Feijoada do Bem contou, ainda com o apoio das empresas Adubos Sudoeste, Copercana, Grupo Aguetoni, Itaporã, M Marra, Pedro Monteleone, Rodocap, Serquímica, Siner, Só Agrícola e Zaraplast. Em sinal de agradecimento, as marcas das empresas foram exibidas nos telões da Feijoada.

Durante o evento, o IORM pode contar com a parceria da Unimed Federação Nordeste Paulista e da Unimed de Orlândia que ofereceram o serviço de ambulância.

Prêmios

Como forma de retribuir o apoio, a Feijoada do Bem promoveu o sorteio de prêmios para os participantes, entre os quais: o Abadá da Feijoada do Bem 2019 autografado e emoldurado. Autógrafos de  Leonardo, Belo, Jorge e Matheus, Digão, da banda Raimundos, MC WM, Nay e Day, Jefferson Moraes, Diego e Arnaldo, DJ Henrique de Ferraz, Henrique e Juliano, Gaab, Zé Neto e Cristiano, João Pedro e Cristiano, Luiz Carlos da Banda Raça Negra e prêmios doados por  empresas como  Hotel São Marcos, O Relicário, Vica Shoezeria, Cláudia Esteticista, Clinton Festas, Linda Vest, Maria Faz Tudo, Nana Boutique, Boutique Laura Prado, Barulho Millenium, Studio Pedro Cabeleireiro, Pousada da Pedra de Campos do Jordão e Rifaina, Palácio das Ferramentas, Hot Beach Park de Olímpia, Boutique Picolé, Doceira Angélica Bucci, Dona Odila Balan, manicure Luciana Oliveira, Via Azul, Caixeta Jorge, Loja Bordonalle, Farmácia Flor de Lis, Camila Claro, Loja Club Modas, Ótica Melani e EcoVilla Residencial.

A mídia regional cobriu o evento que foi televisionado pela Guaíra Web TV. A Revista Elegance de Ribeirão Preto trouxe em suas páginas matéria especial da fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça sobre a Feijoada do Bem.

 Coreografia

Durante todo o evento, o IORM reforçou sua razão de existir, emocionando os participantes da Feijoada. Três momentos foram pontos altos: a apresentação da coreografia As Maravilhas do Feijão.  As pessoas puderam acompanhar toda a vibração, beleza e técnica dos bailarinos da Usina da Dança, que fizeram sua apresentação inspirada no Feijão, também tema da Feijoada do Bem.

O alimento que é base da mesa brasileira foi o tema para falar da missão do IORM que é a construção de um mundo melhor.  Sob direção da coordenadora artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto, a coreografia foi assinada por Márcia de Jesus, Caio Sousa, Diego Pradela e Vivian Vinha e ensaiada por Marina Andrade. A metáfora da Terra da Felicidade, declamada no início do número foi adaptada por Valéria Pazeto e Maria Júlia Pintar e narrada por  Maria Gomes de Paula, com as músicas Soul Bossa Nova, Canção de Quincy Jones e Feijão Maravilha. A montagem musical ficou a cargo de Katyúcia Maria de Paula e  figurinos – Kaká Borelli, Marina Andrade, Maria Júlia Pintar, Júlia Oliveira, Sirlene Guerra.

O IORM mantém entre seus professores, ensaiadores e coreógrafos, pessoas que formadas pela Usina da Dança, que foram alunos e hoje são profissionais, formando uma nova geração. O IORM tem a capacidade de transformar vidas. E para testemunhar a transformação promovida pelo Instituto, outro ponto alto de emoção foi a presença da ex-aluna Marília Pacor. “Há quatorze anos, o IORM faz a diferença, gera oportunidades, encaminha pessoas. O Instituto foi muito importante para mim. Precisamos ajudar o IORM a apoiar mais pessoas”, afirmou a ex-aluna da Usina da Dança, atualmente maquiadora profissional com formação superior em Estética.

Prestando contas

Emoção, profissionalismo e transparência são marcas do trabalho do IORM. A reunião das pessoas em torno da Feijoada do Bem 2019 foi a oportunidade para que o IORM prestasse contas do que foi realizado com as doações espontâneas recebidas de 33 pessoas no ano de 2018: o custeio da mão de obra para cobertura da quadra de esportes do Castelinho, o Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça de Orlândia. O IORM havia recebido da Central do Dízimo a doação da maior parte do material necessário à cobertura da quadra.

Na tela o agradecimento de alguns dos cem alunos das aulas gratuitas de vôlei e basquete oferecidas pelo Projeto Fábrica de Esporte na quadra do Castelinho,  uma área de 285 metros quadrados, que recebeu cobertura para o pé direito de seis metros de altura. A cobertura da quadra foi entregue no início de outubro de 2018. A cobertura bloqueia a incidência direta do sol o que contribui para atenuar o calor e que se transformou em um espaço multifuncional abrigando outros cem alunos do projeto Agenda Cultural.

Uma imensa rede de apoios

A Feijoada do Bem, que chega à sua 14ª edição é o principal evento da agenda de promoções do IORM que de forma criativa, avança em sua missão de contribuir para o desenvolvimento de criança, adolescentes e jovens e suas famílias em quatro cidades da região: Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis. O Instituto contabiliza mais de 9 mil pessoas assistidas em seus projetos nas áreas de esportes, cultura, assistência social e qualificação para geração de renda, que são oferecidos gratuitamente.

Como nada se faz sozinho, o IORM renova a tradição de homenagear pessoas, empresas e veículos de comunicação que têm sido determinantes para promover e sustentar o trabalho do Instituto. Para isso, criou a distinção Amigos, Empresas e Mídia de Valor. O reconhecimento é um agradecimento público durante a Feijoada do Bem. Este ano, a fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça anunciou os homenageados com os certificados Amigos de Valor 2019: Angelin Bazan, Antônio Manoel da Silva Junior, Aparecido de Jesus Dutra, Beatriz Mendonça de Paula, Celso Aparecido Contiero, Conceição Ribeiro de Mendonça Tavares, Daniela Camarinha, Dázio Vasconcelos, Edson Aparício, Eugênio Ernesto Peron, Humberto Barradas Tizziotti, João Carlos Falaschi, José Pedro Mendonça, Ledson Silva, Lúcia Helena Mendonça de Paula Lelis, Luís Fernando Maurício Pereira,  Matheus A. Guimarães Cardoso, Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto, Renato da Silva dos Santos, Roberto Rodrigues Machado, Rodrigo Evangelista, Ronaldo Rodrigues Machado e Valéria Feres.

Foram homenageadas também as Empresas de Valor: Adubos Sudoeste, Antônio Carlos Joalheiros, Banco Industrial do Brasil S.A, Comanbor Correias Mangueiras e Borrachas, FMC Química do Brasil,Grupo Vittia, Loja Maçônica Amor e União, Mefsa Mecânica e Fundição Santo Antônio, Mina Mercantil Indústria Agrícola, Nova Época Movelaria, Oimasa Orlândia Implementos e Máquinas Agrícolas, Pirelli Pneus, Power Tractor Comércio de Peças para Terraplanagem, Precisão Aeroagrícola, Serquímica Indústria, Comércio, Importação e Exportação de Produtos Químicos, Trefratelli, Unimil Indústria e Comércio e Zaraplast.

O IORM criou a categoria Mídia de Valor para homenagear veículos de comunicação, blogs e profissionais que, durante o ano todo divulgam as ações do Instituto. É um reconhecimento à força da comunicação e ao poder da imprensa de formar opinião e fazer o bem.  O certificado foi concedido ao Jornal Opinião de Guaíra.

A cada ano o IORM conta com a adesão de mais pessoas que chegam para somar. Este ano, o Instituto teve a grata surpresa de contar com uma doação da empresa SKF do Brasil, fabricante multinacional sueca de rolamentos.

A fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, recebeu do empresário Wagner Pizzo, presidente da Durão Rolamentos, o cheque que foi o resultado da campanha #TamoJunto entre os distribuidores SKF. O objetivo foi premiar uma instituição de projetos sociais para receber a doação de R$ 0,30 por correia SKF vendida.

“Durante o período da campanha a Durão vendeu 120.700 peças e reconhecendo a seriedade do trabalho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça indicamos o IORM para receber o prêmio de R$ 36.210,60”, detalhou o empresário durante a entrega do cheque simbólico à fundadora do IORM.

“Não importa quanto ou de que forma esse apoio chega até o Instituto. O fundamental é que conseguimos criar uma grande mobilização na comunidade, uma verdadeira corrente do bem e as pessoas se envolvem, apoiam nosso trabalho, sensibilizam outras pessoas e crescemos juntos”, declara Josimara.

Leilão

Outro momento muito esperado da Feijoada do Bem 2019 foi o leilão de itens como joias, bolsas e peças de grife, obras de arte, movelaria, camisas oficiais de times de futebol autografada por suas equipes e até mesmo um violão autografado por Luan Santana.  O Leilão, apoiado fortemente pelos participantes da Feijoada, levantou uma substanciosa ajuda para que o IORM possa dar continuidade e aprimore seus projetos. O que estava em questão não era o valor de cada peça, e sim a capacidade de transformar objetos em trabalho vivo e bem feito em defesa da infância e da adolescência.

A gastronomia foi um destaque desta edição do evento. A Feijoada do Bem 2019 foi assinada pelo Buffet Mezzanino com 25 anos de tradição e também responsável pela comida de boteco servida no evento. A carta de vinhos preparada pelo sommellier voluntário Dazio Vasconcelos ofereceu rótulos que harmonizaram perfeitamente com a proposta da Feijoada. Entre as opções de bebidas, os drinks da Bellato´s e a Pinga Baiúca, cachaça artesanal de Beto Abrão.

Os registros oficiais da Feijoada do Bem ficaram a cargo do fotógrafo voluntário, Paulo Villas Boas. Muitos fotógrafos anônimos produziram selfies e também registraram o pôr de sol inesquecível da Estância Colorado que brindou todos aqueles que participaram da festa da solidariedade do IORM. Ano que vem tem mais!

Tags: destaque

Deixar uma resposta