fechar
Agenda CulturalGeração de renda

Cursos da parceria Senac e IORM certificam 25 profissionais para o mercado de trabalho de Guaíra

IMG_0094

Contribuir para o desenvolvimento integral da comunidade. Esses é um dos pilares de atuação do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, que, em parceria com o Senac Barretos encerrou mais um curso de qualificação para o mercado do trabalho, que vai possibilitar o ingresso de 25 novos profissionais para atuarem como manicures e pedicures e assistentes administrativos.

“Nós, do IORM, estamos em sintonia com as demandas da sociedade guairense. Os cursos oferecidos de forma gratuita, são uma excelente oportunidade para a atuação profissional de quem pensa em iniciar a sua jornada no mundo do trabalho e, também, para aqueles que desejam mudar de área de atuação. Não importa a idade, a qualificação é o elemento essencial para essa transformação”, afirma a coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, que é entusiasta dos cursos realizados periodicamente pela parceria IORM Senac.

O segmento da beleza no Brasil é um dos setores que mais cresceu nos últimos anos, de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias e Higiene Pessoal, Perfumarias e Cosméticos (Abihpec). Entre os fatores que contribuíram para isso, destacam-se a ascensão da mulher ao mercado de trabalho, a expansão do mercado consumidor masculino, o aumento da expectativa de vida e as novas tecnologias no desenvolvimento e lançamento de produtos. E é esse crescimento que torna tão significativo o oferecimento do curso de manicure e pedicure. Depois de cursarem 160 horas aula com as docentes  Bianca Florêncio Vigo Cruz e Terezinha de Lima Meirinhos sob a supervisão do  técnico Ulisses Rogério Lupino, nove alunas concluíram a qualificação que foi oferecida de abril a setembro.

As alunas foram capacitados para atuar como manicure e pedicure, por meio de técnicas específicas e habilidades de higienização, corte, lixamento, hidratação e esfoliação, colocação de unhas postiças e de decoração, para o embelezamento e cuidado das unhas das mãos e dos pés, atendendo às normas de biossegurança. O curso ainda estimula o aluno a planejar e gerir sua carreira, organizando o ambiente e os processos de trabalho. Agora, as formandas estão prontas para atuar em salões ou institutos de beleza, clínicas de estética, spas e domicílios, como profissional autônomo, prestador de serviços ou empregado, entre outros.

 

Assistentes Administrativos

Outra qualificação oferecida pela parceria IORM Senac, foi a formação de 14 Assistentes Administrativos. A docente  Daniela Amador foi responsável pelas 160 horas do curso, juntamente com a técnica da Área, Lizandra Pereira Ferraz, oferecida sempre no período noturno, no núcleo do IORM, o Centro Cultural Colorado, entre 10 de abril e 6 de setembro.

Agora, os concluintes estão aptos para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados, em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo e nos demais setores da economia, em empresas ou órgãos públicos.

“A formação profissional consistente é algo muito valorizado pelos empregadores.  Afinal, o grande  diferencial competitivo de uma empresa são os talentos que nela trabalham. Parabenizamos todos os que investiram seu tempo e esforços em buscarem qualificação e, certamente, isso será reconhecido pelo mercado”, afirma Maria Inês.

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta