fechar
Agenda CulturalBiblioteca Energia do Conhecimento

Na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, ações da Oficina de Literatura unem arte e letras

Ballet e Dança Glitter 2

O mês de junho inaugurou uma nova etapa na Oficina de Literatura 2023 promovida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento que é mantida no Núcleo do Instituto em Guaíra. As atividades propostas `as alunas do Projeto Usina da Dança pela oficineira e responsável pela Biblioteca, Laura Alves a partir da consultoria da Bibliotecária Maria das Graças Garcia, estabeleceram o diálogo simbólico entre a dança e as letras, formas de expressão bastante presentes na vida de todos.

A partir de onze balões dourados compondo as letras que formam as palavras ballet e dança, fixados na parede da biblioteca, foi solicitado que as alunas observassem atentamente e escrevessem ambos os verbetes. Para isso, cada aluna recebeu folha sulfite, cola branca líquida e glitter em pó dourado para que registrassem as duas palavras. A ação teve o objetivo de propor a experimentação do prazer de escrever palavras muito usadas no curso ao qual se dedicam.

O trabalho produzido pelas alunas permaneceu por duas semanas em exposição na entrada da biblioteca.

Uma segunda ação foi realizada pela responsável da biblioteca Laura Silva em conjunto com a especialista em dança na linguagem contemporânea, professora Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa.

As dirigentes da prática contextualizaram o que ocorreria: Laura pontuou a ação pedagógica e o crescente alfabético e a professora Sauna entregou para cada aluna um papel com a Postura do Alfabeto Corporal. Por meio desta organização, as alunas foram estimuladas a se agruparem para formar as palavras dança e ballet.

“Neste processo exploratório inicial as estudantes de dança quiseram primeiro buscar fisicamente a inicial do próprio nome em uma apropriação do movimento e do alfabeto, na busca da própria identidade. Depois elas esquadrinharam o alfabeto inteiro e executaram a experiência com empenho e alegria. Na finalização cada participante representando com a postura, uma letra, em conjunto compuseram as palavras propostas. Desta maneira foi estabelecido um diálogo entre a dança e as letras. ”, afirma Laura.

Deixar uma resposta