Além de se apresentarem nos palcos de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã, algumas alunas da Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, têm um desafio adicional no mês de dezembro.
Trata-se da presença no palco do espetáculo Quebra Nozes, uma montagem da Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais tradicionais companhias do país, que acontece no Teatro Alfa, em São Paulo. Um total de doze alunas, de turmas das quatro cidades polo do IORM prepararam-se para a missão por meio de ensaios realizados nos núcleos do Instituto entre outubro e dezembro.
A parceria entre IORM e Cisne Negro Cia. de Dança, existe desde 2015. A apresentação do espetáculo arrebata plateias paulistanas há quase 40 anos. As representantes do IORM recebem figurinos especialmente produzidos pela Cisne Negro Cia. de Dança. “Cuidamos dessa importante parceria com todo o carinho. Consideramos muito importante para nossos alunos a vivência em outros espetáculos e a experiência da apresentação em outras cidades como São Paulo, que é um grande centro. Além do repertório artístico, estamos formando em nossas alunas memórias. Já que para muitas alunas esta será a primeira oportunidade de viajarem à capital do estado.”, afirma a coordenadora artística do IORM, Valéria Aparecida Pasetto.
Os alunos viajarão na próxima quinta-feira, 15 de dezembro e serão acompanhados pela coordenadora artística e pelas profissionais Márcia Cristina Pereira de Jesus Katyucia Maia de Paula, Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa, Ana Luiza Santos Bolsoni e Luane Ribeiro da Silva Martins e Marianna Aparecida Machado Mendes Ferreira, educadores da equipe do IORM.
Um clássico de Natal
O balé O Quebra-Nozes, tem Tchaikovski como música tema, leva o público a um mundo de sonho e encantamento. Na noite de Natal, a pequena Clara ganha muitos presentes e, entre eles, recebe de seu tio Drosselmeyer, que faz várias mágicas para distrair os convidados, um quebra-nozes, que ela deixa do lado da árvore e vai dormir – mas volta procurando pelo boneco que ganhou. Quando o tio a faz adormecer, Clara começa a sonhar e, daí, tudo que havia naquela festa se transforma de alguma maneira.
Como nas edições anteriores, essa 39.ª terá convidados especiais: além do ator Felipe Carvalhido, que vive o personagem Drosselmeyer há 15 anos, o grupo conta ainda com os primeiros-bailarinos do Theatro Municipal do Rio Márcia Jaqueline e Cícero Gomes, e de Isabella Gasparini e Luca Acri, que são solistas do The Royal Ballet de Londres.
Nossos anjos
Direção Artística
Valéria Aparecida Pasetto
Professora Ensaiadora
Márcia Cristina Pereira de Jesus
Katyucia Maia de Paula – Professora de Musicalização
Sauana Letielly Silva Pereira de Sousa – Professora de Dança
Ana Luiza Santos Bolsoni – Professora de Dança
Luane Ribeiro da Silva Martins – Professora de Dança
Marianna Aparecida Machado Mendes Ferreira – Estagiária de Dança
Alunas
Ana Elisa de Oliveira
Cecilia da Silva Mortari
Eloisy Helena Candido Rodrigues
Laura da Silva Mortari
Alice Toste de Oliveira
Gabriella Cristina da Silva
Naila Sampaio Botelho
Kamilly Victoria Nascimento Toledo
Júlia Almeida do Carmo Oliveira
Júlia Raphaela Guedes Simões
Larissa Emanuely Souza Domiciano
Livia Paixão de Mira