fechar
Institucional

 IORM recebe moção de congratulação da Câmara Municipal de Guaíra por serviços à comunidade.

josy – leo (59)

Em reconhecimento aos 18 anos dos relevantes serviços prestados à comunidade guairense, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM recebeu, na tarde de 17 de maio, moção de congratulação da Câmara Municipal de Guaíra.

A moção, indicada pelo vereador José Neto Pugliesi e aprovada por unanimidade pelos vereadores, foi entregue pelo Legislativo à fundadora do IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça, pelo papel fundamental que tem desempenhado na promoção do desenvolvimento social, cultural, educacional, esportivo e econômico da cidade, impactando inúmeras famílias.  O IORM já atendeu a 13 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

“Meu pai, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, visitou muitas cidades antes de escolher Guaíra para fundar sua primeira destilaria de álcool, que em 1991 se tornaria sua usina de açúcar e álcool.  O solo, o clima, a localização e as pessoas pesaram em sua decisão, pois são, de fato, especiais.

Aqui inauguramos uma nova fronteira para  a cultura da cana, e iniciamos o um novo ciclo muito virtuoso para a economia local, com postos de trabalho, tecnologia e impostos. Ao lado do desenvolvimento econômico, a filosofia empreendedora de ORM dava o mesmo peso e importância ao desenvolvimento Humano, porque não existe progresso econômico sem avanços para a comunidade. Nós fazemos parte desta cidade chamada Guaíra, vibramos com as pessoas, nos preocupamos com seus problemas, buscamos soluções, nos alegramos com suas conquistas.

Este é o verdadeiro papel das empresas, ser um organismo vivo, pulsante, responsável. Acreditamos no provérbio africano, que diz ser necessário uma aldeia inteira para educar uma criança. Formar uma criança para que dê continuidade e futuro a uma comunidade é tarefa conjunta da família, da escola, do poder público, do setor privado. De todos.”, iniciou a fundadora do IORM, que durante a cerimônia esteve acompanhada por Dazio Vasconcelos que também fez uso da palavra.

Em comum, todos os que usaram a tribuna trouxeram para suas falas a palavra esperança. Certamente porque o trabalho desenvolvido pelo Instituto fundado por Josimara é um resgate da esperança no presente no futuro.

 

Emoção

Foi uma tarde marcada por muita emoção, traduzida na música apresentada  pelo Coral Raízes, que é um dos  patrimônios culturais de Guaíra. O coral teve as participações especiais do sanfoneiro Vinicius Ananias e do cantor Welington Miranda, também colaborador do IORM, cantou com o Coral Raízes Saudades da Minha Terra.

Como pontuou a imprensa local, Josimara encantou os participantes da cerimônia com sua gentileza, simplicidade e carinho pela cidade. “Há 18 anos fundamos o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, que se une às forças vivas da sociedade para cumprir sua missão de contribuir para a garantia de direitos de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. Nos orgulhamos muito desta linda história. Oferecemos a todos o Centro Cultural Colorado, o núcleo de nosso Instituto, aqui em Guaíra. Visitem, conheçam, vejam de perto este trabalho profundamente transformador que nós, nossas lideranças e nossos colaboradores realizam em parceria com as famílias guairenses.

Os Projetos oferecidos pelo IORM emocionam, fazem pensar, incluem, sensibilizam e fazem das pessoas os protagonistas de suas próprias histórias. Valorizamos o espírito da invenção, da criatividade. E isso faz toda a diferença para compreensão do mundo que nos rodeia. E este é apenas o começo. Quem trabalha com vidas, com futuro e com cidadania sabe que não é possível parar. A única direção possível é para frente e avante.

O IORM existe e se fortalece porque é construído a muitas mãos. Sonho que se sonha junto é realidade. Temos o apoio das esferas de governo federal, estadual, municipal, de empresas, da comunidade, dos colaboradores do Grupo Colorado e muitos voluntários e daquelas pessoas que, tenho certeza, torcem pelo nosso sucesso.

Nosso símbolo é o coração. Coração das pessoas que bate forte e que se indigna ao ver a injustiça, a exclusão, a falta de oportunidades. Sou muito grata a todos pois, só foi possível realizar tanto com ajuda de muitos. Educação, Arte e Cultura são asas para um futuro melhor. O IORM, é a oportunidade do primeiro voo. Somos Energia que Transforma.”, encerrou a fundadora do Instituto.

Além de vereadores, a Câmara recebeu o Prefeito Antônio Manoel da Silva Junior, a primeira-dama de Guaíra, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marta Barbar Silva, a   gestora da Assistência social Silmara Reis, o corpo técnico da Sogube, entidade que foi presidida por Josimara.

Também levaram sua homenagem à fundadora do IORM, a coordenadora do Conselho do Instituto, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, o gerente Executivo Rafael Albuquerque Braghirolli, Valeria Pasetto, coordenadora artística do IORM, a coordenadora de Projetos do Instituto, Janaína Amadeu, a secretária Elaine Mian, além dos Coordenadores da Usina Colorado, Paulo Carvalho, Eli Norberto Ferreira, Valter Marcos Lorenti e o supervisor Ricardo Machado Varalonga.

Tags: destaque
Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura