fechar
Usina da Dança

Projeto Cantar da Cia. Minaz aproxima ainda mais alunos do IORM do ensino de canto coral em Orlândia

Desde o mês de junho, alunos da Usina da Dança do núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em Orlândia, participam das aulas de canto oral oferecidas pela Cia. Minaz pelo Projeto Cantar.

Duas turmas de alunos na faixa etária de 7 a 11 anos têm frequentando as aulas com uma equipe de especialistas destacada pela Cia. Minaz, formada pela regente Mariana Cunha, pelo pianista Ju Hi Soon e pelos educadores Gabriela Faria e Pedro Borghi. As aulas acontecem até o mês de novembro de 2023, todas as terças-feiras no período da tarde no Centro Social Paulo Jurca.

“Este trabalho envolve todos os pilares da Usina da Dança. A presença da música na educação e como arte, contribui para a percepção, estimula a memória e a inteligência. A música concebe um universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias e valores culturais, facilitando a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que ele vive. As crianças ficaram muito felizes com a presença dos profissionais e as aulas têm sido muito produtivas.”, afirma a coordenadora Artística do IORM, Valeria Pasetto.

O objetivo do Projeto Cantar da Cia. Minaz é o de formar e manter corais em cidades da região de Ribeirão Preto levando crianças, jovens e adultos a ingressarem no universo do canto, integrando e envolvendo-os em um trabalho conjunto. Através do canto, crianças e jovens podem desenvolver seu raciocínio e reflexos, sua percepção e atenção além da colaboração entre os colegas no conjunto vocal.

“Além de transformar vidas e criar oportunidades, o projeto traz a possibilidade de os participantes vivenciarem conteúdos culturais que são raros no cotidiano de muitos

brasileiros. Ao valorizar o conhecimento de si, do indivíduo para o coletivo, enfatizamos  nas aulas a importância do grupo, do trabalho colaborativo entre todos para que os Corais e a Orquestra evoluam. Muitas das habilidades trabalhadas em grupos educacionais são importantes para além da prática musical, como, por exemplo, a transformação da voz através de exercícios de emissão e dicção, que contribuem para o desenvolvimento da linguagem, tanto na voz cantada quanto na voz falada, ou a transformação da coordenação motora por meio de exercícios de percussão corporal.”, destaca Gisele Ganade, diretora Artística da Cia. Minaz.

Tags: destaque

Deixar uma resposta