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Agenda Cultural

Mais de 230 alunos participaram de contação de histórias do Plano Agenda Cultural em outubro

Com obras selecionadas para provocar reflexões importantes e consolidar a formação de novos leitores, a oficina de literatura do Plano Agenda Cultural atendeu a 235 alunos do ensino fundamental I da Emef Professora Vera Lúcia Vitalli, de Guaíra, no mês de outubro.

A sessão foi promovida na manhã do dia 11 de outubro na escola, com a participação da contadora de histórias oficial da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Tia Teca da Biblioteca. A atividade foi iniciada com a contação do poema “Borboleta Colorida” da autora: Wenidarc Cintra, seguido do conto “Romeu e Julieta”, de Ruth Rocha. A história da borboleta azul, chamada Romeu mobilizou os alunos.  O conto trata a questão racial, ao retratar a história da borboleta impedida pela família de brincar com outras borboletas que tivessem cores diferentes da sua cor azul. A segregação entre as borboletas de várias cores permanece até que todas se unem para combater o inimigo comum: o caçador de borboletas que tenta capturar exemplares de todas as cores.

A história que fechou a sessão de contação trouxe um tema muito sensível às famílias. “Vovó Tem Alzha…o quê?” da autora Véronique Van Den Abeeleretrata a história da personagem Camila e sua avó, provocando a reflexão sobre o impacto familiar causado pelo diagnóstico do Alzheimer e o relacionamento intergeracional. 

Trata-se de uma forma muito habilidosa, proposta pela autora de abordar a troca de papeis familiares: já que a protagonista, inicialmente cuidada pela avó assume o papel de contribuir nos cuidados da idosa. 

“A contação trouxe um espaço de reflexão e estímulo ao fortalecimento de vínculos familiares. Assim, atendemos à solicitação dos educadores da escola atendida pela contação de histórias”, comenta Tia Teca da Biblioteca.

“A história de Romeu e Julieta abordou reflexões importantes relacionadas à diversidade, um tema relevante que leva os alunos a  ponderarem sobre conceitos fundamentais como o respeito ao outro, que é diferente. Esse é um assunto central para o ambiente escolar que vivencia de forma constante situações de bullying”, afirma Ligia Aparecida Kamimura, psicóloga do IORM, que acompanha as ações da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.

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