fechar
Agenda Cultural

Mais de 140 alunos participaram das contações de história do Agenda Cultural em Guaíra, em setembro

Obras foram selecionadas pelo IORM para atender a temas que as escolas estão trabalhando em seu projeto educacional.

O mês de setembro movimentou as Oficinas de Literatura do  Projeto Agenda Cultural 2023, em Guaíra. A cidade reuniu 146 estudantes nas  duas sessões de contações de histórias realizadas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministério da Cultura.

A primeira das contações, realizada no dia 15 de setembro,  reuniu 110 alunos, professores e colaboradores da Emef Professora Vera Lucia Vitali, na sede da escola. As obras selecionadas para a contação atenderam à solicitação da própria escola.  A História de Romeu e Julieta, escrito por Ruth Rocha foi selecionado porque traz à tona a primavera, estação do ano que se inicia em setembro e proporcionou um espaço de reflexão sobre a união e sobre a aceitação do outro, ou seja, que todos somos diferentes e como é fundamental a diversidade. Os recursos utilizados pela contadora Tia Teca da Biblioteca,  como avental, cesta contendo borboletas e flores de  cores variadas e um baú repleto de conchas, marionetes, bolas e o ovo reforçaram o conteúdo da contação. 

A segunda história da contação de 15 de setembro,  foi o verdadeiro clássico da autora Mem Fox: Guilherme Augusto Araújo Fernandes,  também nome do personagem principal da obra, um vizinho de um asilo de idosos e adora a companhia das pessoas que moram lá. A história permitiu que os alunos acessassem a memória afetiva e familiar, principalmente relacionada aos seus avós, ressaltando a importância da convivência familiar na vida das crianças. 

“As ações permitiram os alunos a vivenciar as experiencias, através dos materiais utilizados, juntando o objeto concreto com os aspectos abstratos de cada história contada, o que é imprescindível para o desenvolvimento das crianças.”, afirma a contadora de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Tia Teca. A mesma obra, Guilherme Augusto Araújo, também foi contada na sessão oferecida pelo IORM aos alunos assistidos pela Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube, no dia 27 de setembro. Foram dois  encontros promovidos  na sede da Sogube, reunindo 19 alunos no período matutino e 16 no período vespertino.

A outra obra escolhida para as contações na Sogube foi “Vovó Tem Alzha…o quê?”, da autora Véronique Van Den Abeele. O livro retrata a história de uma neta e sua vó, as lembranças de passeios e atividades que realizavam juntas e o impacto do processo de início do Alzheimer sobre o relacionamento entre ambas. O livro também aborda a troca de papéis, entre cuidador e quem necessita de cuidados, provocada pela progressão da doença. 

Mais uma vez, a seleção das obras contadas atendeu à solicitação da instituição. O IORM definiu as obras a partir do trabalho desenvolvido pela Sogube sobre o tema de convivência entre várias gerações, com ações voltadas para a integração da infância e adolescência com a Terceira Idade. “Como a Sogube é uma instituição que desenvolve ações que visam ao fortalecimento de vínculos familiares, nossa ação buscou atender às necessidades da organização de promover oportunidades de reflexão, por meio da contação de histórias que envolvem o relacionamento familiar, o cuidado e a importância das memórias.”, destaca Tia Teca. 

Tags: destaque

Deixar uma resposta