Eles são muito jovens, mas já são leitores ávidos. No final de abril, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, homenageou os leitores destaque do período.
Trata-se de um reconhecimento a quem descobriu desde bem cedo os prazeres da leitura, especialmente durante o período de distanciamento social para proteção contra a Covid-19.
João Gabriel Leão Silva, de apenas nove anos de idade é um desses leitores destaques. Ele, que intensificou o ritmo da leitura durante a Pandemia, já chegou a retirar 25 livros.
E há também, entre os destaques, as alunas do Projeto Usina da Dança, que não param de ler. São elas as irmãs Maria Fernanda Lemes Oliveira e Maria Vitoria Lemes Oliveira e Pérola M. da Silva Carneiro Souza.
E há evidências de que o gosto pela leitura vem de família e deve sim ser incentivado dentro de casa. É o caso de Gabriel Roberto Katsuoka, leitor destaque com 14 livros lidos em um mês, que conta com o incentivo amoroso de sua avó, Elizabeth Ribeiro Nascimento, a Teacher Beth, que é a contadora de história do IORM.