fechar
Cine EnergiaCultura

IORM leva cinco coreografias para o palco e abre o Cine Energia para o Ecal Guaíra 2024

Com aplausos e muita emoção os bailarinos do Projeto Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, foram recebidos pelos guairenses durante a apresentação realizada na noite de 22 de junho no 26º Encontro Cultural de Artes Livres de Guaíra – Ecal.

O IORM trouxe ao placo montado na área anexa à Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello” cinco coreografias que fazem parte do Espetáculo Raízes e Asas, que circulou no final do ano pelo circuito Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia.  Foi a união regional da Dança, que levou ao palco bailarinos de vários núcleos do IORM.

A Coreografia Ventos, assinada por Maria Fernanda de Miguelópolis abriu a apresentação e foi seguida por Frutificar, da coreógrafa Sauana Silva, de Guaíra. Os bailarinos de Guaíra então, exibiram o Desabrochar, da coreógrafa Luane Martins e Podas, assinada por Ana Carolina, com a turma do núcleo do Instituto de Miguelópolis.

A participação da Usina da Dança no Ecal foi encerrada com a coreografia De Gotinha em Gotinha, da professora Katyucia Maia que traz a água como símbolo de renovação do ciclo da vida.

O Ecal foi aberto no dia 20 de junho e transformou a área central da cidade em um verdadeiro parque com atrações diversas para todos os públicos, com festival musical, apresentação de teatro, exposições de livros, espetáculos musicais com danças e fotos, oficinas de sabonete e contação de histórias, além de exibição de documentário.

Cine Energia

A participação do IORM no Ecal não ficou restrito à apresentação da Usina da Dança. Cine Energia, o Cinema de Guaíra, mantido pelo Instituto é um equipamento cultural importante que fez parte da programação do encontro. Os guairenses tiveram acesso gratuito às sessões em vários horários, especialmente abertas pelo Cine Energia. Para participar, retiraram ingressos gratuitos com antecedência na Casa da Cultura.  Para os fãs do cinema, a programação do Cine Energia IORM também foi imperdível. Sessões com filmes em cartaz garantiram a diversão da criançada na telona.

“O Ecal é parte da tradição cultural de Guaíra e, nós do IORM, somos parte desta cidade e participamos ativamente deste Encontro que une expressão, arte, cidadania, encontros, proporcionando perspectivas para que o guairense tenha lazer e sonhe. Isto valoriza a cidade e valoriza o cidadão. Estamos muitos felizes em contribuir para a realização do Ecal”, afirma a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Tags: destaque