fechar
Biblioteca Energia do ConhecimentoEducação

IORM apresenta o Gênero Lírico nas Oficinas de Literatura do Projeto Agenda Cultural em agosto

Ritmo, emoção e sensibilidade. As características fundamentais do Gênero Lírico, em prosa e verso, deram o tom das Oficinas de Literatura realizadas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, como parte das atividades do Projeto Agenda Cultural 2024, durante o mês de agosto.

Muitas atividades reuniram os alunos do Projeto na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo IORM no Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto em Guaíra.

“Na prática da Oficina, o aprofundamento atingiu a Estrutura do Gênero Lírico, que é predominantemente expresso por meio de poemas, compostos por versos agrupados em estrofes. Na prosa poética, as características de ritmo, emoção e sensibilidade são mantidas, embora o texto não seja organizado em versos. Então, a estrutura é composta de verso, estrofe, métrica, cadência, ritmo e rima.”, explica a Bibliotecária consultora, Maria das Graças Garcia.

Para atingir e despertar a emoção de cada aluno, eles receberam impressos para serem recortados em formato de corações. Nesses corações, os alunos puderam escrever suas emoções, entre as quais: amor, tristeza e alegria.

Os corações foram então colados na parede da Biblioteca ao som da música Os Sentimentos. As atividades tiveram continuidade ao som do Noturno, de Chopin, considerado um dos mais românticos entre os clássicos. Os alunos fizeram um círculo e simularam a expressão de sentimentos como risos, choro, alegria e bateram palmas, compartilhando emoções.

A responsável pela Biblioteca, Laura Alves conta que, durante outro encontro de agosto, os alunos foram convidados a assistir ao vídeo A Bailarina de Sofia Rambaldi. “Em seguida, apresentamos em detalhe o conteúdo Estrutura do Gênero Lírico: cadência e ritmo. Para observação dessas duas dimensões, as turmas foram divididas. Entregamos a poesia do vídeo que foram lidas pelos alunos ao som de Primavera, da peça As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi. Alunos também interpretaram e acompanharam a música e o texto com movimentos suaves, unindo as artes literatura e dança.”, conta Laura.

Esta ação integra a programação do Plano Anual Agenda Cultural 2024 realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Ministério da Cultura.

 

 

Tags: destaque