fechar
Cultura

“Eu fiz um estágio sobre montagem de figurinos na Cisne Negro Cia. de Dança”

Aluna Usina da Dança – Cisne Negro Cia. de Dança

A ex-aluna da Usina da Dança, Natali Kato conta sua experiência junto à produção de figurinos da Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais importantes do país. A oportunidade surgiu quando participou do curso de figurinos com George Monteiro, oferecido gratuitamente pelo projeto Revoada dos Cisnes, promovido pela Pazeto e Bonato, IORM e Cisne Negro Cia. de Dança. O curso aconteceu durante dois finais de semana do mês de maio no então recém-inaugurado Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho, em Orlândia.

Aluna Usina da Dança - Cisne Negro Cia. de DançaBoletim Atitude: Quando você esteve junto à produção de figurinos da Cisne Negro? Quanto tempo passou lá?

Natali Kato: Comecei os trabalhos junto a equipe do Camarim Artigos para Dança e Esportes EPP no dia 1º de Setembro de 2016 e fiquei até o dia 30 do mesmo mês.

Boletim Atitude: Como é o processo de produção dos figurinos?

Natali Kato: No Camarim são confeccionados os figurinos femininos, os croquis são desenvolvidos por George Monteiro, que é o figurinista. A partir disso são coletadas as medidas das alunas. A parte de corte e modelagem é de responsabilidade da Clarice Alião, que em alguns momentos também ajudava com a montagem dos corpetes que são mais elaborados. Cida Leal e Matilde ficam na parte da costura, cada faz uma parte de um mesmo figurino e depois a montagem completa do mesmo. Trabalhei apenas com as costureiras, não acompanhei a parte de corte e modelagem. E finalmente conforme se terminam as peças são entregues elenco por elenco. Em alguns momentos, a própria Gisele Bittencourt, ajudava a Clarice no corte.

Boletim Atitude: A Cisne Negro é uma das mais conceituadas Companhias de Dança do País. Como surgiu essa oportunidade?

Natali Kato: Fiz o curso de figurino do George Monteiro realizado no Castelinho IORM. Neste curso ele comentou sobre o estágio oferecido pelo Camarim, passado um tempo a Vanessa Salomão Scanavez (coordenadora do voluntariado do IORM) voltou a comentar sobre o estágio, que me interessou.

Boletim Atitude: Qual foi o seu objetivo ao participar dessa atividade?

Natali Kato: Aprimorar meus conhecimentos sobre costura, que eram quase nulos nesse meio e aprender a trabalhar com esse tipo de figurino, mais elaborado, com outras técnicas e acabamento mais refinado.

Boletim Atitude: Como foi o curso?

Natali Kato: O curso liderado por George monteiro é basicamente a Alta Costura de figurinos de Ballet, com técnicas que exigem mais perfeição e que causam um efeito diferenciado dos figurinos para grandes grupos. Já no Camarim fui como uma estagiária de costura, não havia muito tempo para explicações de peças, mas com a prática aprendi muito. Os ensinamentos de George foram adaptados e reformulados para se produzir em grande escala e com pouco tempo.

Boletim Atitude: Qual considera que será a contribuição para a Usina da Dança, com esse conteúdo que você aprendeu?

Natali Kato: Já estou trabalhando com a produção dos figurinos mais elaborados do espetáculo da Usina da Dança, que será realizado em Novembro. Espero fazer o melhor do que aprendi no Camarim, para que os figurinos fiquem tão bonitos quanto.

Boletim Atitude: Você disse que aos 14 anos foi aluna da Usina da Dança e permaneceu no projeto por 4 anos. Isso foi importante para você pessoalmente e profissionalmente?

Natali Kato: Acho que pra toda criança, fazer parte da Usina da Dança é um sonho, no meu caso não era diferente, me apaixonei pela dança quando fui ao espetáculo onde Ana Botafogo dançou e no ano seguinte foi Carlinhos de Jesus, fiquei muito empolgada pra entrar no Projeto e depois que entrei, melhorei minha coordenação, minha memória também ficou melhor e isso refletiu nos meus estudos.

Boletim Atitude: Quais são suas expectativas para o futuro, especialmente em relação à Usina da Dança e ao IORM?

Natali Kato: No momento estou focada em fazer o meu melhor com os figurinos aos quais fui designada, ao passar o Espetáculo, estou a disposição do que precisarem.

Deixar uma resposta