fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Em outubro, Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento completa dez anos

PVB_8119

O tempo passa rápido demais. E a passagem do tempo faz uma diferença enorme em nossas vidas. Há dez anos, a 17 de outubro de 2011, o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça abria as portas da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Toda a comunidade de Guaíra passaria a contar com um importante equipamento cultural responsável por oferecer acesso aos livros a toda uma geração.
Em dez anos, a Biblioteca Energia do Conhecimento tem muitas histórias para contar. Histórias de crianças que se apaixonaram pela leitura, quando ainda nem alcançavam direito a altura das prateleiras. Histórias de famílias que passaram a frequentar a Biblioteca. Histórias de pessoas que optaram por determinado caminho pessoal ou profissional inspiradas e incentivadas pelos livros da Biblioteca.
Histórias de contações de histórias. E, mais recentemente, histórias de adaptação e de construir uma nova possível realidade, mantendo os serviços de empréstimos para atender a milhares de estudantes distantes das escolas devido à Pandemia de Covid.

A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento foi e será palco de grandes eventos comunitários, de Feiras de Livro, de encontro com escritores, de fóruns com educadores. É um espaço com um papel social marcante e definitivo. Um ambiente agregador, acolhedor e múltiplo.
Cada prateleira guarda a digital de esperanças e sonhos dos alunos do IORM, de suas famílias e da comunidade, que já representa mais da metade do seu público leitor.
Bibliotecas fazem falta à vida do país e das pessoas. E temos a nossa, comunitária. Ainda uma menina de 10 anos, a Biblioteca Energia do Conhecimento seguirá vida a fora cumprindo uma linda missão para a qual nasceu: aproximar pessoas e livros. “Nós do IORM trabalhamos muito para equipar e manter a Biblioteca e desejamos ainda mais proximidade entre leitores e livros”, destaca a Coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Nossos números

Nos três últimos meses, 14 novos leitores associaram-se à Biblioteca, totalizando 2.048 leitores associados.
Desde a fundação da Biblioteca, foram realizados 18.814 empréstimos, sendo 255 no mês de setembro.
O acervo atual da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento é de 5.542 livros, tendo sido incorporadas 26 obras no mês de setembro; 14 em agosto e 28 em julho.

Listamos os livros mais retirados em setembro

Turma da Mônica, Mauricio de Sousa
Chapeuzinho Vermelho
Dinossauro
Para mudar o mundo, Patrícia Secco Engel

E os quatro maiores leitores do mês

Laura Faleiros Correa Moraes
Melyssa Dantas Leonel Mendonça
Ana Carolina Leoceni Trindade
Gabriel Roberto Katsuoka

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta