Evento aconteceu na praça central da cidade por uma infância com mais brincadeiras e menos consumo
Toda Criança é uma Embaixadora da Paz no Mundo. Toda Criança tem direito a uma infância bem vivida. Compartilhando esses princípios, a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, e a Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Educação e Cultura, e a RedSolare Brasil realizaram, em Ipuã, uma ampla mobilização em praça pública para o Dia das Crianças, comemorado a 12 de outubro. No período da manhã, a Praça Dom Pedro II, na região Central da Cidade, houve a distribuição gratuita de bonecos de pano artesanais, que foram confeccionados à várias mãos.
Os bonecos foram entregues para as crianças da cidade. O Projeto Presença acontece simultaneamente em algumas cidades do país e é uma espécie de manifesto inspirado na RedSolare Brasil. A iniciativa contou com o apoio do Instituto ORM, Grupo Colorado, Liberdade FM, Portal Ipuã, Grupo 3ª Idade, voluntariado do IORM.
Por meio da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, o objetivo da iniciativa foi o de chamar a atenção da sociedade por uma infância mais segura e pela valorização do ato de brincar, sem excesso de consumo.
Voluntários, educadores das creches e escolas públicas e particulares de Ipuã, mães, crianças e comunidade trabalharam intensamente na produção dos bonecos nas oficinas realizadas em Ipuã. As oficinas aconteceram também no Projeto Usina da Dança nos municípios de Orlândia, Guaíra e Miguelópolis.
Participaram do Presença o CEARNE, as Creches públicas Vereador Augusto Barbeto, Leny Cunha Negreiros, João Martins Ferreira, Fernando Romualdo Centro de Educação Pré-Escolar Municipal I e II, EMEB Profª. Maria Marly Mandrá Lima, EMEB Vereador Alberto Conrado e EMEB Prof. Oswaldo Francelim.
Além de escolas e creches municipais, que fizeram apresentações e exposições culturais durante o evento, o Projeto Usina da Dança trouxe para o Projeto Presença a Coreografia Corpo Cidade, fragmento Espetáculo Querença. A Coreografia foi premiada pelo Mapa Cultural Paulista 2016.
“Comemorar a infância é reconhecer que esta é a principal fase da vida, essencial para a formação humana. Tempo de vida, de arte e alegria. Em cada criança vive o futuro de nossa Cidade e nosso país. A continuidade de nossos sonhos, nossa geração futura. Mais do que uma comemoração, o Projeto Presença reúne aqui, pessoas que se preocupam com nossas crianças, pessoas e instituições que se mobilizam pela garantia dos Direitos da Criança.”, afirmou na abertura do evento a coordenadora da Casa da Criança, Janaína Cristina Amadeu.
A RedSolare Brasil, uma associação em defesa da cultura da infância e de difusão da prática educativa de ReggioEmilia – Itália, lidera o movimento no Brasil, que já se estende por várias cidades do país. O movimento ganhou repercussão no mundo e está presente em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru, Uruguai, Paraguai, República Dominicana, Portugal, Angola, Moçambique, África do Sul, Itália, Panamá.
A Redsolare é inspirada no projeto pedagógico desenvolvido em Reggio Emilia, que é referência mundial para a comunidade ligada à educação.
Sobre ReggioEmilia
Em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, trabalhadores e comerciantes que perderam tudo se uniram aos novos moradores para construir uma escola para crianças pequenas. Os recursos foram levantados com a venda de um tanque de guerra, seis cavalos e três caminhões, abandonados pelos alemães.
O movimento pela fundação da escola envolveu especialmente pais e mães, mobilizados pela ideia de proporcionar oportunidade de futuro para seus filhos. Essa origem fez de ReggioEmilia uma escola enraizada na comunidade.
Atraído pelo projeto educativo, LorisMalaguzzi seguiu para Villa Cella e se encantou com a experiência. Apoiou o surgimento de novas escolas, construídas e operadas por pais e com o auxílio do Comitê Nacional para Libertação.
A escola de ReggioEmilia é inovadora também devido à participação dos pais e da comunidade. Há eventos organizados pelas famílias, professores e alunos cuja meta é a integração e a coletividade.