
A Biblioteca Comunitária AMA-Me, que integra o Núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) em Ipuã, promoveu um mês de abril repleto de atividades criativas e educativas por meio de suas Oficinas de Literatura 2025. O foco das oficinas foi aprofundar o conhecimento dos alunos nos gêneros literários, sob a condução da responsável pela biblioteca, Maria Laura Ferro, com o apoio da bibliotecária consultora Maria das Graças Garcia.
As atividades tiveram início com um questionário diagnóstico para avaliar os conhecimentos prévios dos participantes de 2024. Durante a integração, os novos alunos que ingressaram no IORM receberam orientações importantes sobre o funcionamento da biblioteca, incluindo a organização do acervo e o sistema de empréstimos.
Um dos pontos altos das oficinas foi a explicação detalhada das partes que compõem um livro, utilizando faixas ilustrativas. Termos como capa, contracapa, miolo, lombada, ficha catalográfica, folha de rosto, sumário, autor, título e editora foram apresentados de forma prática e contextualizada, promovendo uma leitura mais consciente e facilitando a compreensão estrutural das obras.
Os alunos do Projeto Usina da Dança participaram ativamente da oficina dedicada ao gênero narrativo, explorando seus cinco elementos fundamentais: narrador, personagem, espaço, tempo e enredo. A abordagem combinou teoria e ludicidade, com a exibição de um vídeo introdutório e a realização da atividade “Caça aos Cinco Elementos Narrativos”, que transformou a biblioteca em um ambiente de descoberta e interação. Ao final da atividade, cada aluno recebeu cinco balas, simbolizando os cinco elementos, e fixou faixas com os conceitos trabalhados na parede expositora.
As Oficinas de Literatura da Biblioteca Comunitária AMA-Me reforçam o compromisso do IORM com o desenvolvimento pessoal e coletivo, estimulando o gosto pela leitura e a compreensão crítica dos textos. A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025, uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
