
O Serviço de Convivência Núcleo Jardim Marchesi recebeu no dia 27 de março, apresentação da Cia. Usina da Dança, projeto do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. Foi o primeiro dos seis workshops que a companhia realizará em organizações públicas e escolas de Ribeirão Preto.
O núcleo trabalha pelo fortalecimento de vínculos atendendo a crianças e aos adolescentes, na faixa etária de 6 a 12 anos, no contraturno escolar e oferece atividades socioeducativas complementares à escola, em atividades diárias nas áreas de esporte, cultura, lazer e cidadania.
Os assistidos pelo Núcleo tiveram a oportunidade de assistir à apresentação gratuita da célula coreográfica do espetáculo Travessias, que o IORM circulou por quatro cidades da região entre novembro e dezembro de 2024. “Dezessete crianças e adolescentes, puderam participar desta experiência imersiva e desta interação com a arte da dança de forma sensível e inovadora. Mais do que um espetáculo, Travessias levou ao bairro periférico um momento de troca e aprendizado. Os bailarinos-intérpretes, mediadores e crianças estabeleceram um diálogo artístico por meio do movimento, do desenho e da dobradura. A dança se revelou como expressão artística e, sobretudo, como um horizonte possível, ampliando perspectivas e despertando novos olhares sobre o próprio futuro.”, destaca a diretora artística da Cia. Usina da Dança, Valéria Pasetto.
Antes da apresentação, os profissionais e intérpretes-criadores compartilharam com o público os processos criativos envolvidos na formação em dança proposta pela companhia. Esse momento de troca possibilitou uma compreensão mais profunda sobre as diferentes etapas da criação artística, tornando a experiência ainda mais enriquecedora para os participantes.
A apresentação contou com os intérpretes-criadores Jéssica Soares, Karen Aparecida dos Santos Pedro, Octávio Riul, Rafaela Lebre, Robert Henrique e Tiago Figueiredo, sob mediação da professora Vívian Vinha e direção artística de Valeria Pasetto. O embaixador do Bem do IORM, Edson Aparício, também marcou presença no evento que contou, ainda com a participação dos profissionais Rita Helena Trevisan Mendes Petinice, da Seção de Projetos para Idosos, Cristiani Rosa Brunes Fratucci, da Seção de Projetos para Crianças e Adolescentes, e Francisco Antônio Pezzutto, encarregado do SCFV Jardim Marchesi.
Essa ação educativa integra a contrapartida social do Projeto Cia. Usina da Dança, reafirmando seu compromisso com a democratização da arte e o acesso à cultura. O projeto é uma realização do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o patrocínio das empresas Grupo Sada, Mefsa, Expresso Nepomuceno, Supermercado Paulista, Muraishi Supermercado e Maiszena Supermercado.