fechar
Mercado do Bem

Mercado do IORM reúne comunidade regional e perpetua o valor do trabalho manual para futuras gerações

IMG_5941

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) reuniu a comunidade regional durante o seu Mercado do Bem, realizado no dia 12 de dezembro, em Ribeirão Preto. O evento, que contou com a presença da fundadora do Instituto, Josimara Ribeiro de Mendonça, que marcou o encerramento das oficinas de trabalhos manuais desenvolvidas em Guaíra, Ipuã e Orlândia, superou as expectativas dos organizadores, recebendo cerca de 350 pessoas de toda a região e consolidando um sucesso de vendas com peças que despertaram profunda emoção nos visitantes.

O Mercado do Bem foi a mostra pública da força da criação coletiva, onde a arte e a transformação se encontraram. Os trabalhos manuais comercializados, frutos do trabalho manual das participantes das nove oficinas formativas e dos encontros semanais do grupo de voluntárias “Mestras e Criadoras”, organizadas pelo IORM, carregavam história, identidade e propósito. A beleza, o profundo bom gosto e a delicadeza de cada peça remeteram a um passado longínquo, em que as casas brasileiras eram ornadas com o produto do trabalho manual tecidos por longo tempo.

“O Mercado do Bem é o ápice desta jornada. Pensado como um encontro acolhedor e vibrante, o evento reuniu a Mostra Coletiva oficial do Projeto Tramas do Interior. A criatividade, a expressão e a tradição que renascem pelas mãos das participantes do Projeto. Cada peça exposta é um resultado formativo, um ponto final que marca uma nova história,” declara o gerente executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Aprendizado para o Bem Viver

O evento não se limitou à Mostra Coletiva, mas ofereceu uma curadoria de workshops e experiências focadas em bem-estar e lifestyle. O público participou de forma muito ativa da programação oferecida, que foi aberta pela manhã com o Workshop Requinte à mesa: gastronomia e etiqueta, comandado pelo Chef de Cozinha Lucas Nogueira que preparou um risoto, seguido pela sobremesa elaborada por Mari Prata da Confeitaria La Mûre, com degustação dos pratos.

Enquanto os mestres da cozinha elaboravam seus pratos, Danilo Vidal, trouxe orientações práticas sobre arranjos florais e organização residencial, colocando a mesa, durante seu Workshop Elegância em casa: flores e organização, conduzido por reunindo muitas pessoas

No período da tarde, as parceiras Maju Organiza (Personal Organizer) e Ângela Junqueira (Assessoria de Eventos) trouxeram os temas Elegância em Casa, Flores e Organização, enriquecendo a experiência dos participantes com suas orientações.

 

Um Legado de Conexão

O Projeto Tramas do Interior, desenvolvido entre março e dezembro, deu forma à Escola de Artes Aprendizes de Linha e Agulha e Ateliê de Base, liderado por Vanessa Salomão, com 76 alunos formados. O significado das vendas de sucesso reside no compromisso do IORM em interiorizar o acesso à cultura, valorizar o patrimônio imaterial e fomentar a geração de renda por meio do trabalho manual.

O sucesso do Mercado do Bem provou, mais uma vez, que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação social e emancipação produtiva. A ação integra o Plano Anual Agenda Cultural 2025 – PRONAC 248359, realizado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em parceria com o Ministério da Cultura.

 

Comunicação

O autor Comunicação