fechar

Dignidade, Amor, Oportunidade, Esperança, Dedicação, Entusiasmo, Gratidão. As definições foram muitas, todas buscaram explicar o impacto sentido por pessoas que, pela primeira vez, visitaram as sedes dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em três das quatro cidades em que o Instituto atua.

Formadores de opinião de vários ramos de atividade, que vivem em Ribeirão Preto e região foram convidados a conhecer o IORM. No dia 3 de outubro, o grupo realizou uma visita guiada às sedes do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

A visita contou com a participação da fundadora do Instituto, Josimara Ribeiro de Mendonça, da coordenadora do Conselho, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho, Rafael Albuquerque Braghiroli, das coordenadoras de Projetos e Artística, Janaína Amadeu e Valeria Pazeto, da captadora de recursos, Célia Pinho Piai e da secretária Elaine Carniel Mian.

Em todos os pontos, os visitantes foram recebidos por alunos, voluntários, educadores e membros da equipe psicossocial do IORM. Eles puderam acompanhar os passos dos alunos da Usina da Dança. Ouvir os acordes dos instrumentos e das vozes dos guris. A partir dos depoimentos dos membros do IORM, acompanharam a energia dos passes certeiros dos alunos dos projetos de esporte. Perceberam exatamente o carinho externado pelas voluntárias em cada cidade e o motivo que as leva a produzir com tanta obstinação e conheceram a Loja do Ateliê do Bem.

“A cada encontro com as pessoas, damos um pouco de nós mesmos e recebemos um pouquinho do outro. Vamos trabalhar para fortalecer vínculos e relacionamentos do IORM com a comunidade. Manteremos uma agenda mensal de encontros para receber novas pessoas e antigos parceiros do Instituto”, destacou a fundadora do IORM.

“Durante a visita, ressaltamos o papel fundamental das organizações parceiras, que têm sido fundamentais para que consigamos cumprir nosso propósito. Citamos cada uma dessas instituições para que nossos visitantes pudessem entender a abrangência do trabalho. Também demonstramos que pensamos cada projeto a partir da vocação da cidade que vai recebê-lo, em respeito à identidade de cada lugar”, destacou a coordenadora do Conselho do IORM.

Parcerias que agregam
O convite foi formalizado pela captadora de recursos do IORM, Celia Pinho Piai. “Queremos dar transparência às atividades do Instituto e permitir uma comunicação direta com diversos públicos que são importantes formadores de opinião. Precisamos amplificar o trabalho que é realizado para sensibilizar as pessoas para que se tornem doadores e advoguem a nossa causa”, destaca Celia, que também participou da visita.

“Nós entendemos que seria importante avançar com a captação para outros municípios, envolvendo mais pessoas com o trabalho do Instituto. Nosso relacionamento com a plataforma Mulheres Empreendedoras permitiu que representante do grupo participasse da inauguração do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça Ipuã e tivesse um primeiro contato com o IORM. A partir daí sensibilizamos integrantes dessa rede para a visita.

O itinerário teve como primeira parada o Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho, em Orlândia, onde Josimara contou a história do edifício histórico, o processo de aquisição e o sonho, realizado, de transformar este espaço, um centro integrador de cultura, conhecimento e ação social. Rafael Braghiroli, falou sobre os trabalhos que são realizados pelo IORM em Orlândia.

O grupo seguiu para Guaíra e visitou o Centro Cultural Colorado. O encontro foi encerrado com a visita ao Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Ipuã, inaugurado em agosto deste ano e que já é o espaço de desenvolvimento do trabalho do Instituto na cidade.

Nossos visitantes:
Marco Antônio Di Bonifácio, Boni
Vereador à Câmara Municipal de Ribeirão Preto, foi jogador de voleibol durante 22 anos, tendo atuado por 3 temporadas na Itália. Recebeu, entre outros, o título de melhor atleta Paulista de Voleibol. É Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP e Doutor em Psicologia do Esporte e do Exercício.

Heloisa Pedrosa
Colunista do blog Entre Mulheres TV
“Fiquei impressionada com o nível de responsabilidade social e com a seriedade demonstrada pelo Instituto. Eles mostram na prática o que parece ser um sonho, que é a vontade de fazer funcionar as ações de responsabilidade social. As pessoas que atuam nos projetos do IORM demonstram alto grau de envolvimento com a realização das atividades. Também é louvável o respeito demonstrado em relação aos parceiros e investidores dos projetos, dividindo o mérito das realizações. Não conhecia os projetos, mas fiquei impressionada com o cuidado visual e o refinamento das instalações. É coisa de primeiro mundo.”

Alessandro Rodrigues, Advogado
“Já conhecia o instituto, mas não sabia como funcionava. O comprometimento e a dedicação dos funcionários refletem na seriedade e beleza do trabalho. Foi uma experiência única saber quantas crianças estão sendo atendidas pela iniciativa e a forma com que todas são tratadas, independente de classe social. Seria interessante que as prefeituras aplicassem tal metodologia no sistema público. A visita foi uma experiência gratificante. A organização do instituto tanto física quanto hierárquica é exemplar.”

Alan F. Silva, Gestor Social e Captador de Recursos
“Além de muito emocionado, fiquei muito surpreso com o que eu conheci. Nem imaginava que poderia me deparar, com um belo trabalho ótimas instalações e muitas atividades extra curriculares. Profissionais altamente capacitados e de uma nobreza e humildade tamanhas de encher os olhos d’água. Me senti orgulhoso de tudo que vi e das pessoas que conheci, que fazem tudo valer a pena e que dão sentido a essa grande obra de arte. Percebi que quem está dentro quer ficar, e quem está fora quer entrar. A excelência está em tudo, das instalações aos profissionais. Tudo que conheço sobre o tema Terceiro Setor caiu por terra. O Instituto consegue trabalhar, educação, esporte e cultura juntos pela inclusão social, formando cidadãos para a cidade e para o mundo. Percebi também de que existem pessoas mais apaixonadas do que eu pelo que fazem, e de que não estamos sozinhos no mundo. Dá vontade de trabalhar junto a essas pessoas e mergulhar nesse vasto universo do Instituto.”

Célia Moraes, Diretora Comercial da Lema-Consultoria e Treinamentos e Embaixadora do Grupo iaprendi para Ribeirão Preto
“O trabalho desenvolvido pelo Instituto é excelente. Um trabalho realmente sério, que exige não só dinheiro, mas uma dedicação integral de todos envolvidos, uma gestão enxuta e bem alinhada com o projeto. E um contagiante amor pela causa. Minha visita e posso falar que de todos que eu convidei, foi muito válida. Passamos por um mix de boas sensações e tivemos muita vontade de compartilhar essas sensações entre nós. A esperança gritou dizendo que é possível, que há pessoas dedicadas ao terceiro setor proporcionando dignidade. Que não há roubo e desvio de verbas, que o projeto para este padrão de qualidade precisa de apoiadores sim, pois ele custa caro, que nossos parceiros precisam conhecer este projeto. Como diz Abilio Diniz: ‘observe quem é o melhor e o copie’. Nossos governantes precisam aprender com vocês. Eu já vesti a camisa do Instituto…contem comigo!”

Tags: destaque

Deixar uma resposta