fechar
Agenda Cultural

Guaíra e Ipuã receberam contações de história do Agenda Cultural em abril e maio

Nos meses de abril e maio o Projeto Agenda Cultural do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, proporcionou momentos culturais com as contações de histórias a pessoas assistidas por organizações do terceiro setor de Guaíra e para escolares da rede oficial de Ipuã, a  cargo da contadora Laura Alves Souza, a tia Lalá.

A programação de abril foi iniciada no dia 18 do mês, em parceria com a Sociedade Guairense de Beneficência, Sogube. A contadora de histórias do IORM participou 1º Encontro de Histórias, realizado pela Sogube, com a presença de 104 atendidos e seus funcionários, além de convidados de várias idades, que integram o Projeto Usina Dança do IORM, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Guaíra, do Centro de Ação Social Nossa Senhora D´ Aparecida – instituição de longa permanência para idosos e do Centro de Educação Infantil – CEI Dona Josefina Rawagnani Caligaris, totalizando 60 pessoas.

As diferentes idades do público tornaram ainda mais especial as sessões de contação que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde.  No período da manhã, das 9h às 10:30hrs, Tia Lalá contou duas histórias. A primeira dela, “A menina bonita do laço de fita” da escritora Ana Maria Machado, aborda de forma simbólica questões relacionadas à superação de preconceitos raciais e diversidade étnica.  A abordagem atendeu à solicitação da equipe de educadores da Sogube. Narra sobre uma linda menina negra que chama a atenção de um coelho branco, que apresenta o interesse em ter uma filha da mesma cor que ela. A segunda história, “A semente da Verdade”, da autora Patrícia Engel Secco, permitiu que a contadora convidasse os participantes a refletirem sobre a importância da verdade, oportunizando assim, um espaço para se ponderar sobre a ética e a honestidade.

As sessões de contação tiveram continuidade no período da tarde. Entre 15h às e 16h, a tia Lalá narrou os contos do livro “Ideias de Lobato” de Julinho Sertão. “A escolha desta obra foi muito oportuna porque havia alunos vestidos com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o que possibilitou aos atendidos e convidados a leitura de obras infantis do autor Monteiro Lobato, disseminando a cultura nacional.

Contação na Biblioteca

Nos dias 21 e 22 de maio, a Biblioteca Comunitária Armanda Malvina Mendonça, AMA-ME de Ipuã, recebeu os alunos do maternal e pré-escola do Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI Fernando Romualdo para sessões de contação com Tia Lalá que trouxe a história Macaco Danado, da autora Julia Donaldson.

No dia 21, a ação foi realizada entre 9h e 10h30min com a participação de nove  alunos do Maternal, que estiveram acompanhados por  professor, monitora e estagiária. Já na manhã do dia 22 de maio, estiveram presentes 30 alunos da Pré-escola, acompanhados por dois professores, dois monitores e estagiária.

“A obra foi selecionada porque propõe a reflexão sobre a importância de as crianças obedecerem aos seus pais”, conclui a contadora.

Tags: destaque